A verdade é que esse assunto não é tão simples quanto alguns acham, mas que é importante, é mesmo. Por isso viemos falar sobre o que pode ser, afinal, a luz do óleo acesa ou piscando. Se você já teve essa dúvida, siga adiante para não errar mais!
Por aqui já demos várias outras dicas que vão no mesmo sentido. Como sobre a luz da injeção acesa e o que pode ser. Ou sobre como verificar o nível de óleo do carro. Ou, no limite, sobre a retífica do motor, o que ela é e como evitá-la.
Luz do óleo acesa ou piscante: entenda
Como vimos acima, esse assunto não é tão simples. Isso quer dizer que as luzes do óleo podem acender ou piscar por razões diferentes. O que vai muito além de indicar que é preciso “trocar ou preencher” o óleo, como podemos pensar algumas vezes.
Na verdade, existe todo um sistema de lubrificação do motor que está em jogo. E sensores que ligam várias peças e partes a esse sistema. Ou seja, à luz do painel de instrumentos. Dito isto, vale lembrar que ela pode ficar acesa ou piscante.
No caso piscante, costuma-se dizer que é algo menos grave. Pode até ser, mas a indicação sempre é de correr atrás de uma oficina o mais rápido possível. E sempre resolver o problema. No caso da luz acesa, o alerta acaba sendo muito maior.
Afinal, a luz constante vem justamente para sinalizar algo grave, que não pode esperar mais. Alguns especialistas vão dizer que nesses casos o ideal é parar imediatamente o carro, para não piorar a situação. Caso você seja leigo, considere ainda mais fazer isso.
1. Falta de óleo
No caso, a “má e velha” falta de óleo, né?! Esse continua sendo o defeito principal que faz com que a luz do óleo acenda no painel de um carro. Então, comece sempre tirando essa dúvida. Uma dica de ouro é fazer isso com o motor desligado e frio.
É isso mesmo, a famosa “olhadinha no óleo” em um posto de gasolina não cumpre o papel. Isso porque com o motor quente o óleo ainda está circulando. Então, ao puxar a vareta você não saberá quanto realmente o carro ainda tem no reservatório.
2. Você sabe o que é a “cebolinha”?
Trata-se de uma peça famosa, mas que muitos ainda ignoram sobre seu funcionamento. Na verdade, é bem simples, pois é ela quem faz a ponte entre o reservatório e o painel do carro. Ou seja, ela é o sensor de pressão do óleo do motor.
O apelido popular de “cebolinha” vem da semelhança do item com o bulbo de uma cebola. Seja como for, a luz acesa pode indicar também um fio solto nesse sistema. Ou ainda, falha na própria bomba de óleo. Tudo isso também pede atenção e cuidado.
3. Bomba de óleo
Tal como em diversos outros sentidos, o papel da bomba aqui é impulsionar um item fundamental do ponto A ao B. No caso, o item impulsionado é o óleo, que vai do reservatório para o próprio motor do carro.
Essa força ou “bombada” é importante para retirar o fluido do seu recipiente de armazenamento, que fica embaixo do motor. Portanto, se a luz do painel acusar por esse motivo, também é razão grave. Já que sem a bomba o sistema todo fica comprometido.
4. O sensor de pressão
Essa peça é complementar à anterior. Não que esteja ligada à bomba fisicamente, mas no sentido lógico sim. Isso porque a bomba é quem puxa o óleo do reservatório para as peças e partes do motor do carro. Ao passo que o sensor de pressão vai dosar essa transferência.
Afinal, como a bomba poderia saber quanto cada parte do motor precisa de lubrificante, concorda? É o sensor de pressão quem vai manter os níveis e forças de pressão mais indicados para uma melhor lubrificação. Então, se a luz do painel indicar isso, cuidado.
5. Queima de óleo
Por fim, outro fator famoso no mercado, mas que nem sempre é devidamente levado em conta. Aqui podemos ter vários problemas, como um deles que é ligado à peça anterior. Afinal, se o sensor não impedir uma alta pressão, o óleo acabará indo para o “lugar errado”.
A verdade é que o óleo deve correr e lubrificar por várias partes, mas não pelo motor todo. Se isso acontecer, o motor vai começar a “queimar óleo”. Além da alta pressão, um simples vazamento também já pode ocasionar isso.
Portanto, se você já tiver averiguado todos os demais diagnósticos acima, pense também nisso. Afinal, a luz pode continuar acesa ou piscante precisamente para evitar esses desvios ou vazamentos. O que é igualmente perigoso para qualquer motor.