Por estar dentro do motor do carro, essa peça é uma das mais importantes de um veículo. Por isso decidimos falar sobre como diagnosticar e solucionar problemas quando a junta do cabeçote queimou. Confira, abaixo, vários detalhes, dicas e valores!
Aqui já falamos antes sobre junta do cabeçote: sua importância, prevenções e conserto. E também sobre assuntos relacionados, como a retífica do motor: o que é e como evitar? Ou ainda, sobre dicas para aumentar a vida útil do motor do carro.
Junta do cabeçote: funcionamento e defeitos
O cabeçote do motor e o bloco do motor são partes essenciais. Do mesmo modo, a ligação e a vedação entre eles é igualmente importante. Aí é que entra a “junta do cabeçote”. Como o nome já sugere, ela é responsável por essa vedação referida.
O grande desafio é que essa peça precisa garantir o fluxo de líquidos e gases. Assim, qualquer vazamento de óleo, água, combustível ou mistura gasosa já indica defeito na junta do cabeçote. O que por sua vez começa a comprometer o sistema.
O melhor diagnóstico para detectar isso a tempo e poder fazer algo, é o do “testador de vazamento de combustão”. Ele detecta desde líquidos de arrefecimento até misturas gasosas, agindo de maneira eficiente na investigação de problemas.
Sua aplicação exige um especialista, seja para eficiência da análise ou para manter a segurança. A aplicação é baseada em acoplar o testador no radiador. Ele tem um líquido de cor azul, que caso fique amarelo já indica a probabilidade de defeito.
Junta do cabeçote: dicas e soluções
A junta do cabeçote queimada não é tão grave quanto a falta de óleo no motor, por exemplo. Contudo, isso não quer dizer que você pode rodar com o carro assim. Mas ao menos dá para ir até a oficina dirigindo. Em vez de, por exemplo, chamar um guincho.
Também vale lembrar que especialistas mais conservadores nem indicam ir dirigindo, mas sim rebocar o carro. De qualquer modo, insistir por muito tempo é pedir para que seu motor acabe travando, pois o defeito vai impactá-lo diretamente.
Daí a necessidade de realmente procurar ajuda de um especialista de confiança, para testar, diagnosticar e solucionar o problema. Até porque, se a questão não for resolvida e o motor travar, você terá de recorrer à retificação do motor. Que é bem mais cara.
Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.