Sabe aquela história de que dá para “sentir” que alguns defeitos rondam o seu carro? Pois é, pode parecer que não, mas é verdade. Por isso escrevemos este artigo sobre cuidados com o freio: 5 indícios de que vem problema pela frente. Confira!
Também pode ser interessante ler sobre a diferença entre freio a disco e freio a tambor. Ou sobre o que fazer na hora que o freio do carro falha. Ou mesmo, a respeito de 5 hábitos perigosos ao volante, que você pode aprender a evitar.
1. Apitos ou rangidos
Quando você aciona o freio pelo pedal e ouve assovios ou rangidos, é porque vem algo pela frente. Basicamente, as pastilhas de freio já devem estar gastas, o que torna o sistema bem mais “grosseiro”. Na prática, o que ocorre é que o material da pastilha se desgastou.
E a base dos discos em que elas são fixadas começa a participar, mais do que deveria, no momento da frenagem. Isso é o que alguns chamam de “base mastigando o disco”. Às vezes basta trocar as pastilhas. Mas é possível que tenha de trocar também os discos.
2. Vibração no pedal
Quem já ouviu falar em freio “empenado” deve imaginar que vibrações também indicam risco iminente. Na prática, isso quer dizer que os tambores ou mesmo os discos estão tortos. Daí a vibração na hora de acionar a frenagem das rodas.
Vale observar que se o carro conta com sistema ABS (que hoje é obrigatório), isso é normal. Sim, pois nesse sistema a vibração pode ser um mecanismo próprio da atuação do freio, para evitar deslizamentos. Sobretudo em pisos escorregadios, como areia e afins.
3. Acionamento duro ou leve demais
O sistema de frenagem conta com assistência a hidrovácuo, sem o que seria bem difícil operar essa função do carro. Então, se o pedal estiver muito “duro”, pode ter certeza que tem algo errado. A tendência é piorar, então é importante revisar o mais rápido possível.
Outro problema é a situação extrema. Quando o pedal fica “leve” ou desce fácil demais, o que indica excesso de ar no sistema de fluido. Aqui, o reparo consiste em fazer aquilo que popularmente é chamado de “sangria”.
Lembrando que também há outras razões para o pedal do freio ficar “leve”. Além do excesso de ar, pode ser que alguns componentes do sistema de frenagem estejam desgastados. Sem falar na falta de regulagem ou mesmo em vazamento do fluido.
4. Ao frear, o carro puxa para um lado
Muita gente pensa que esse problema se deve apenas à direção. E investiga a parte de alinhamento, balanceamento e afins. Contudo, também pode ser algo ligado ao sistema de frenagem do carro, e por razão muito simples.
No fim das contas, a verdade é que se o freio de uma roda desandar na intensidade, isso ocorrerá. No caso, ele pode agir com maior ou menor intensidade. Tanto faz, pois nos dois casos o lado comprometido vai ocasionar que o lado oposto fique “puxando” na hora de frear.
5. De olho nas luzes do painel
Por fim, não tem como falar sobre indícios de que o sistema de frenagem do carro vai apresentar problema, sem mencionar isso. Afinal, o painel de instrumentos tem um papel fundamental de sinalizar defeitos que estão iminentes ou já em cena.
O problema é que nem sempre a luz do freio é fácil de interpretar. Mas, geralmente, a luz piscante quer dizer que o fluido do sistema está abaixo do indicado. Ao passo que a luz acesa costuma indicar desgastes nas pastilhas. Em qualquer caso, busque ajuda profissional.