A Mazda vai voltar a usar seu conhecido motor rotativo no crossover MX-30. A tecnologia vai ser trazida de volta para servir como extensor de autonomia para o conjunto elétrico do modelo, até então alvo de críticas pelo baixo rendimento.
O motor Wankel já foi usado no passado por várias marcas, incluindo a NSU, uma das formadoras da Audi. Mas apenas a Mazda continuou usando o sistema na linha de esportivos RX até 2012, quando o último RX-8 foi produzido.
Por enquanto, não há informações técnicas sobre o Wankel que equipará o MX-30 R-EV. O modelo abastecido apenas pelas baterias tem autonomia de 161 km, considerada muito baixa para o porte e preço do MX-30.
Concorrentes próximos conseguem pelo menos o dobro da autonomia do Mazda sem dificuldades, o que leva a crer que o esquema com o extensor de autonomia já estava nos planos da marca desde o início do desenvolvimento.
A Mazda ainda não afirmou se o motor elétrico receberá algum aumento de potência para compensar o peso extra dos componentes do Wankel, que será abastecido com gasolina. Ele funcionará em rotação constante apenas para recarregar a bateria, sem conexão nenhuma com as rodas.