A tecnologia já provou ser irmã da performance, da economia e até da segurança. Por isso achamos bacana falar sobre essas invenções revolucionárias que trazemos nesta postagem. Veja 5 que mudaram o universo automotivo de uma vez para sempre.
De modo similar, já falamos sobre 4 itens que sumiram dos carros para sua segurança. E também sobre 6 nomes que revolucionaram o mundo automotivo, de Henry Ford a Elon Musk. Ou ainda, 5 curiosidades bacanas a respeito dos carros conversíveis.
1. Pneu radial (1949)
Os antigos pneus diagonais tinham esse nome porque sua malha seguia essa direção internamente. Os pneus radiais seguem uma direção transversal, que acompanha o “raio” da roda. Daí o nome “radial”. Mais do que o nome, na verdade, isso muda muita coisa.
Na prática, a estrutura do pneu radial é muito mais rígida, garantindo maior firmeza ao item. O que garante também mais estabilidade geral ao condutor, sobretudo nas curvas. Quem trouxe a inovação foi ninguém menos que a Michelin, já no ano de 1949.
2. Motor turbocompressor (1962)
Essa história começa bem cedo, já em 1905. E passa por altos e baixos. Mas tecnicamente quem realmente implementa algo relevante em carros de passeio é a GM. Trata-se do Corvair Monza de 1962, com seu motor turbinado de 6 cilindros e, de potência, 151 cv.
Já o primeiro esportivo com turbocompressor foi o 911 Turbo, de 1974. Hoje sabemos que a tecnologia não é exclusiva de carros esportivos ou mesmo de luxo. Na verdade, ela ajuda a economizar combustível (por incrível que pareça) e emite menos poluentes.
3. Injeção eletrônica (1968)
Aqui a grande responsável é a Volkswagen, que em 1968 revolucionou a mistura entre ar e combustível. O que altera, consequentemente, o instante da explosão do motor em milhares de vezes para cada segundo corrido. O sistema inclui diversas peças simples e complexas.
Isso começa na sonda de controle de qualidade. E passa por melhorias no instante de ignição da vela, na temperatura ambiente, no fluxo de combustível e no de entrada de ar. A economia de combustível é bem maior, e também a emissão de poluentes cai bastante.
4. Freios ABS (1970)
Sigla para Sistema Antiblocante de Freios, o nome do ABS pode ser feio, mas sua função também é revolucionária. Antes dele, freadas bruscas faziam com que o carro derrapasse. O que podia se tornar um problema até maior do que os perigosos vistos à frente.
O sistema consegue aliviar a pressão da frenagem sozinho, o que já impede o bloqueio de rodas. Assim, já não acontecesse a derrapagem. Essa tecnologia só surgiu nos idos de 1970, numa parceria da Bosch com a Mercedes-Benz.
5. Air bags (1974)
Hoje em dia os airbags frontais são não apenas óbvios, mas também obrigatórios. No Brasil, viraram lei desde 2010. Porém, no começo houve desafios tecnológicos (para viabilizar a inovação) e até dificuldades comerciais. Quem liderou isso foi a GM, em 1974.
A princípio, a ideia de uma bolsa inflar a 300 km/h bem no seu rosto, em frações de segundos, parecia ser algo terrível. Hoje já se sabe que airbags evitam em 50% as possibilidades de um acidente fatal. E já existem pacotes completos de airbags.