Perder a direção, aceleração ou frenagem do carro é um dos principais temores de todo condutor, não é verdade? Por isso mesmo, achamos fundamental explicar: o que é aquaplanagem e como evitar esse perigo nas ruas e estradas. Confira logo abaixo!
Por aqui já demos dicas igualmente importantes. Como sobre os 5 conselhos para dirigir com segurança em situações de chuva e escuro. Ou ainda, dicas do que fazer durante ou depois de pegar um buraco. E até sobre como usar o cinto de segurança corretamente.
Aquaplanagem: o que é e qual seu perigo real
Pouca gente sabe, mas existe um número prefixado por lei em relação aos sulcos dos pneus veiculares novos. Trata-se daquelas “entradas” nas bandas de rodagem do pneu, que precisam apresentar uma profundidade mínima de 3mm.
Ou seja, os sulcos não são apenas um fator estético. Na verdade, a função deles está ligada muito mais à água da pista, embora também sejam importantes nas curvas. No caso de chuva, eles expelem a água, evitando a derrapagem do carro.
Ao garantir a aderência dos pneus e do próprio veículo, o item também ajuda com a tração. E, claro, com a direção. Assim, os sulcos são bem mais importantes do que parece num primeiro momento. A aquaplanagem, por sua vez, é quando eles não “funcionam”.
Ou seja, quando por qualquer razão a água da pista não é “expelida” do pneu, levando eles a perderem a aderência. Com isso, eles perdem o contato ideal com o piso, impactando a direção. E fazendo o motorista perder, literalmente, o controle do carro.
Com isso, mesmo que momentaneamente, o veículo fica impossibilitado de fazer uma curva ou desviar de qualquer coisa. E, pior ainda, até mesmo acelerar ou frear são coisas que ficam comprometidas. Não raro, isso ocasiona acidentes, dos mais leves aos mais graves.
Aquaplanagem: como evitar de forma segura
Como vimos, a aquaplanagem pode ocorrer em dias de chuva, com acúmulo de água nas vias. Ou mesmo em pistas irregulares, com poças de água que permanecem por longo tempo depois da chuva. Por isso, o primeiro passo para evitar acidentes é prestar atenção.
Mesmo um ou dois dias depois da chuva você pode cruzar com situações de perigo como as referidas. Além disso, diminuir a velocidade nesses dias também é algo positivo. Assim como manter uma maior distância em relação a outros carros, evitando freadas bruscas.
Além dessas observações de fatores externos ao carro, vamos reforçar a atenção sobre ele próprio? Para começar, os 3 mm de profundidade dos sulcos dos pneus. Ou seja, um único pneu que esteja “careca” ou abaixo dessa medida já representa um risco.
Pressão dos pneus
Outro ponto que poucos consideram: a pressão de todos os pneus do carro. Ela também é fundamental pois, se descalibrados, os pneus podem favorecer aquaplanagens. Por fim, caso se veja numa situação de aquaplanagem já ocorrendo, respire fundo.
Ainda há dicas que podem fazer toda diferença. Para começar, não freie bruscamente (ou solte o freio, se já tiver feito isso). Depois, tire o pé do acelerador, acionando a embreagem, claro. E, se possível, não mova o volante, apenas mantendo ele em linha reta.
Contudo, se for preciso frear diante de algo, você precisa agir, certo? Então, a grande dica é que você use o freio de mão, pois a chance dele responder é um pouco maior. Isso porque as rodas traseiras podem estar com mais aderência. Com tudo isso, você se sairá melhor!