As especificações técnicas e os valores de uma bateria de carro podem mudar consideravelmente, a depender da demanda. Por isso explicamos melhor a EFB e a AGM. Então, entenda melhor esses 2 tipos de baterias automotivas logo abaixo!
Pela importância do assunto, também já ensinamos quanto tempo dura e quais sinais de fim de vida a bateria do carro dá. E ensinamos você a trocar a bateria do carro. E até mesmo, como carregar a bateria de um carro, algo que sempre levanta dúvidas.
Baterias automotivas EFB e AGM: como funcionam
Sigla para “Enhanced Flooded Battery” (Bateria Inundada Aprimorada), essas são baterias bem conhecidas. A grande diferença delas para as tradicionais está, justamente, no termo “enhanced”, que remete a um mecanismo de funcionamento automatizado.
Isso contribui sobretudo para o sistema Start/Stop. Graças a essa bateria, esses carros “desligam” sozinhos após alguns segundos parados. No semáforo, por exemplo. E também sozinhos retornam após novos movimentos nos pedais.
O que permite essas várias partidas dentro de um único percurso é o sistema de recarga acelerada das EFBs. Já AGM é sigla para “Absorbent Glass Mat” (Tapete de Vidro Absorvente). E são baterias com sistema ainda mais elaborado e tecnológico.
Bem mais que Start/Stop, aqui vemos carros com demandas como a de freio regenerativo, ou de turbo eletrônico. O que demanda ciclos energéticos e descargas mais eficientes. É justamente o “tapete de vidro absorvente” que garante esse efeito final.
Baterias automotivas EFB e AGM: as diferenças
Basicamente, a bateria automotiva EFB foi produzida para cargas/descargas menores, e a AGM para maiores. Assim, as primeiras são mais indicadas para carros de circulação mais pausada. Como demandas urbanas, com tráfego lento, semáforos e afins.
Um exemplo clássico são os utilitários de menor porte, que fazem entregas interurbanas e municipais. Ou ainda, os motoristas de corrida por aplicativo, que têm uma demanda bem alta em termos de tráfego com pausas constantes.
Já a AGM tem um melhor desempenho com alta performance continuada, como áreas de estradas e velocidade maior. Não por coincidência, é comum vê-las em carros da Land Rover e da BMW.
Curiosamente, pode acontecer da bateria EFB ter um custo de mercado mais alto. Isso porque sua tecnologia agregada demanda uma voltagem mais alta. Ao passo que a bateria automotiva AGM trabalha com voltagem bem mais baixa e “autônoma”, custando menos.