A Volkswagen anda em maus lençóis na Europa com seu novo sistema de infotenimento usado pelos modelos mais recentes da marca. Carros como a oitava geração do Golf e os elétricos da linha ID vêm sendo duramente criticados pelos problemas e dificuldades de uso dos sistemas multimídia.
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As reclamações vão de comandos mal posicionados, funções sem sentido, difíceis de usar, e até falhas no sistema, travamentos, necessidades de atualizações frequentes. Tanto que a VW chegou a suspender entregas do Golf em alguns países para resolver problemas em unidades novas.
O CEO da marca, Thomas Schäfer admitiu numa entrevista durante o último Salão de Los Angeles que houveram erros durante o desenvolvimento do sistema e que os times de tecnologia da marca trabalham para sanar as falhas numa nova versão 3.0 dos softwares.
Além dos menus complicados de usar, a mudança poderá retomar o uso de alguns comandos físicos, sumariamente banidos nas últimas versões. A Volkswagen priorizou o uso de gestos e toques em superfícies capacitivas para aumentar volume do som, mudar a temperatura do ar-condicionado, e até nos botões do volante.
Esse movimento ainda é muito criticado por usuários, que preferem ainda comandos convencionais.
As telas do cluster de instrumentos também ficaram pequenas demais, na contramão do mercado, que vem integrando a tela dos instrumentos à central, formando uma única grande tela. Enquanto a Volkswagen tenta formar um interior “clean” até demais.