Mesmo com preços exorbitantes e falta de estímulos oficiais, o Brasil aos poucos vai acolhendo a revolução da eletrificação. Daí a necessidade de falar sobre os eletropostos: como funcionam e o que esperar para os próximos anos? Confira!
Já falamos várias vezes sobre esse novo universo. Como as 5 curiosidades sobre a eletrificação que poucos conhecem. E os 4 tipos de carros elétricos: 100% elétrico, híbrido leve, pleno ou “micro”. Além da ideia incrível de carregar carros elétricos em movimento.
Eletropostos: o que são e como funcionam?
O eletroposto nada mais é do que um local onde se carregam carros elétricos. Isso inclui carregadores de CA (Corrente Alternada), com 22kW. Como também os CC (Corrente Contínua), com 50kW. O foco é oferecer o máximo de potência com agilidade.
Na prática, o carregamento continua sendo um desafio em termos de duração do processo. Nos termos descritos acima, as cargas podem variar de 20 até 40 minutos. Por isso mesmo, já surgem também eletropostos com estações de 350 kW.
O foco é, nesses casos, aplicar uma recarga ultrarápida. Ou seja, que dure menos de 20 minutos. Também é interessante que por enquanto é comum encontrar eletropostos gratuitos. Em estacionamentos e shoppings, por exemplo. Mas isso pode vir a mudar.
Diferentemente dos postos de combustíveis tradicionais no Brasil, os eletropostos podem ser utilizados diretamente pelo consumidor. Apesar disso, vale lembrar que todo modelo de carro elétrico vem com carregador para ser utilizado também na rede elétrica de casa.
Eletropostos: o futuro da mobilidade elétrica nacional
O Brasil vive uma situação delicada nesse tocante. Como vimos, a verdade é que a mobilidade elétrica não tem muito incentivo público em nosso país. Sem falar nos altos valores praticados quando o assunto é o preço dos carros elétricos.
Por outro lado, a frota elétrica só tem crescido, especialmente por parte de empresas compradoras. As recargas, inclusive, têm triplicado e até a venda de carregadores só aumenta. Isso segundo a própria ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Por conta disso, a previsão mais recente é de que até o ano de 2026 o cenário vai mudar bastante. A nossa frota de elétricos deve chegar aos 360 mil carros, sendo que chegamos a 100 mil na metade de 2022. Tudo isso vai impactar as redes de eletropostos, claro.
Além de empresas tradicionais, a quantidade também deve crescer em função de soluções alternativas de mobilidade. Por exemplo, carros de aplicativos e até veículos compartilhados. Marcas dessa área tendem mais para a eletrificação, mesmo no Brasil.
Também não podemos deixar de citar a questão da descarbonização e diminuição de poluentes. Obviamente, o Brasil também tem suas metas nesse tocante, como perante o Acordo de Paris. Assim, os eletropostos tendem a crescer mais e mais daqui para frente.