Depois de várias imagens teasers, a Chevrolet enfim retirou os panos sobre a nova Montana. A terceira encarnação da picape, totalmente diferente das anteriores já está em pré-venda e as primeiras entregas deverão ocorrer em fevereiro de 2023. Serão duas versões, LTZ e Premier, com preços partindo de R$ 134.490.
Conforme antecipado, a nova Montana será equipada, ao menos inicialmente, apenas com uma motorização. Trata-se do 1.2 turbo de três cilindros de 133 cv aliado ao câmbio automático convencional de seis marchas.
Esse conjunto até então equipava opcionalmente o Tracker Premier, este sempre automático. A Montana terá também opção de câmbio manual de seis marchas, lançada posteriormente.
O SUV, aliás, cedeu a plataforma à nova Montana. Isso significa suspensões McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira. As rivais Fiat Toro e Renault Oroch têm suspensão independente no eixo traseiro.
Também como no Tracker, a Montana não terá versões diesel ou com tração 4×4, novamente deixando a Toro com esta exclusividade.
A picape da Fiat também é maior, cerca de 20 cm. A nova Montana tem 4,72 m de comprimento e 1,80 m de largura. As medidas são quase as mesmas da Oroch, embora a Montana tenha caçamba substancialmente maior em volume, capaz de levar 874 litros, ante 683 litros da Renault. A Toro supera as duas com 937 litros.
Por dentro
A cabine é praticamente idêntica à do Tracker, com tela central do multimídia de 8″ ligeiramente diferente. Os instrumentos, no entanto, são iguais. A Chevrolet optou por manter os mostradores analógicos, em vez de digitalizar o cluster na novidade.
Há ar-condicionado automático, faróis de LED, Android Auto e CarPlay sem fio, e sensores de ponto cego na versão Premier, que custa R$ 140.490.
Quem comprar uma das 2 mil unidades da pré-venda ainda vai ganhar um divisor de caçamba para organizar a carga.
O visual da dianteira, embora também lembre muito a Fiat Toro, com as luzes diurnas num filete separado dos faróis principais, são na verdade a nova “cara” dos carros globais da GM. Modelos como a nova Blazer e o SUV chinês Seeker também usam o mesmo arranjo.