Nem todos sabem, mas poucos grupos ou holdings controlam boa parte das marcas de carros. Essa concentração tem crescido cada vez mais. Por isso achamos bacana falar sobre conglomerados automotivos: veja 5 grupos que controlam dezenas de marcas!
1. O Grupo Stellantis
Aqui temos não só o conglomerado automotivo mais recentemente formado, como também o mais impressionante. Isso porque o Grupo Stellantis veio da fusão de outros dois grupos pré-existentes. No caso, o FCA e o PSA.
O resultado é uma holding dos seus US$ 50 bilhões de dólares em termos de valor de mercado. Agora, o Grupo Stellantis conta com 14 marcas, que são as seguintes:
A receita do grupo, como era de imaginar, é gigantesca. A venda bruta de unidades veiculares ultrapassa a casa dos 10 milhões de unidades. O faturamento chega perto dos R$ 800 bilhões. Ou seja, não se assuste se, em alguns anos, o grupo atingir R$ 1 trilhão!
2. Renault-Nissan-Mitsubishi
Aqui as datas são um pouco mais antigas, remontando ao ano de 1999. Ao menos foi quando se deu a união entre a Renault e a Nissan. Em 2017, meia década atrás, veio a última aliança, agora trazendo a Mitsubishi.
Mas aqui temos um caso de divisão que não chega a compor um conglomerado. Da Mitsubishi o grupo só tem o suficiente para controle acionário. Assim, cada marca permanece com um portfólio bem definido. O que às vezes é mais estratégico.
O que permitiu contrair também a Dacia (frente romena da Renault) e AvtoVaz, marca russa. E depois ir além, absorvendo a Infiniti, uma divisão de luxo japonesa. E até a Samsung Motors, que na prática é a frente sul-coreana da Renault.
3. Grupo Volkswagen
No Brasil falar de Volkswagen equivale a falar de uma das marcas mais célebres e queridas pela população. Basta pensarmos no sucesso do Fusca, da Kombi, do Gol e de tantos outros veículos por aqui.
A marca ajudou a escrever a história nacional da indústria automotiva. Porém, por trás dela existe, globalmente, o Grupo Volkswagen. Hoje ele é dono de gigantes como:
- Bentley
- Bugatti
- Lamborghini
- Audi
- Porsche
- Seat
- Škoda
- Ducati
Nada mal, não é mesmo? Sendo que mais da metade dessas já operam no Brasil, mesmo que com unidades importadas. Além disso, também podemos falar de marcas como a Scania e a Volkswagen Caminhões, que também são divisões do grupo.
4. Grupo Ford
Aqui temos um exemplo de grupo que deixou suas marcas por todo lado, mas hoje está reduzido. Hoje temos apenas a Ford e a Lincoln, divisão de luxo atuante nos EUA. Antes disso, até 2021, ela também contava com a Troller, frente nacional da da Ford Ranger.
O que acabou após as fábricas da marca deixarem nosso país. Naturalmente, isso não seria nem o suficiente para estar neste artigo. Porém, até 2008, o Grupo Ford liderava nada menos que Aston Martin, Jaguar, Land Rover, Volvo e Mercury.
5. Grupo Tata
Falando em Jaguar e a Land Rover, que tal mencionar o grupo que comprou essas duas marcas, após o Grupo Ford se desfazer delas? Trata-se da Tata, a maior autoridade automobilística na Índia, que aliás soube fazer a compra.
Isso porque ela não mudou os rumos em termos de decisões comerciais, ou mesmo de lançamentos. Ao mesmo tempo em que se beneficia não apenas da receita trazida, mas também do prestígio das marcas. E, claro, das tecnologias e plataformas. Nada mal, né?!