É claro que o motor sobrealimentado tem várias vantagens em relação ao aspirado. Mas também tem desvantagens que exigem cuidados. Como dito no título: nem tudo são flores, então, conheça melhor as desvantagens de um motor turbinado. Confira!
Por aqui também já falamos sobre motor flex: origem e atualidade dessa tecnologia que conquistou o Brasil. Sobre as diferenças entre carros com motores 2.0, 1.8, 1.6, 1.4 e 1.0. E até do sistema de lubrificação do motor do carro: o que é e peças fundamentais.
Motor turbinado: funcionamento e benefícios
Em boa parte por influência do cinema, a verdade é que muita gente imagina o carro turbinado como algo próximo de uma aeronave. Em alguns filmes chega-se ao exagero de mostrar o carro acelerando e soltando fogo. Naturalmente, não é nada disso.
O motor turbinado, também chamado de turbocompressor, sobrealimentado ou mesmo supercharger, veio concorrer com o motor aspirado. Na verdade, seu surgimento é bem mais antigo do que pode parecer. Ele já existia nos idos de 1903.
Porém, desde o começo o motor aspirado se mostrou mais viável comercialmente. De modo que o motor turbinado só veio a ganhar espaço a partir da década de 1970 e 1980. Hoje os sobrealimentados são cada vez mais comuns, por várias razões.
Uma das principais é um pouco contraintuitiva, que é a dos benefícios ambientais. Afinal, eles performam muito mais, com esforço menor em termos de rotação. Por isso, o motor turbinado gasta menos combustível e emite menos poluentes. Porém, isso não é tudo!
Motor turbinado: as desvantagens e cuidados
Como dissemos no começo, nem tudo são flores. Assim, embora os motores turbinados ou sobrealimentados tenham seus benefícios, trazem também desvantagens. Isso não quer dizer que eles não sejam mais eficientes e mais modernos, entende?
Porém, embora em si mesmos eles sejam ideais, a comparação com os motores aspirados também é possível. Para começar, a manutenção do motor turbinado é bem mais complexa do que a do aspirado. Portanto, também é mais cara.
Aliás, o próprio preço de fabricação e venda já é maior. Já que ele conta com diversos componentes “adicionais” (em relação ao aspirado), ou mesmo mais resistentes. Inclusive, além das revisões, uma simples troca de óleo já pode dar mais trabalho e custar mais.
Lembrando que, além da pressão (que é o que o torna um turbocompressor), a temperatura de trabalho do motor turbinado também é maior. Na prática, isso também exige mais cuidado, podendo ocasionar mais necessidade de revisões programadas.
Por fim, vale observar que, embora em tese o sobrealimentado seja mais econômico, isso é relativo. Na verdade, só funciona nas estradas, em que ele pode dar seu máximo. No trânsito, porém, ele tende a gastar tanto quanto o motor aspirado, infelizmente.