Vivemos um mundo cada vez mais consciente em termos ecológicos. Mas ainda há muito que evoluir na preservação do meio ambiente. Daí a importância de falar do modo “Eco” de direção. Então, veja 5 vantagens que ele traz aos carros que contam com essa tecnologia!
Na mesma linha, por aqui já falamos sobre os “pneus verdes”: afinal, o que eles são e quais suas vantagens? E sobre uma união interessante entre eletrificação automotiva e painéis solares. E até sobre o Uber Planet, modalidade também mais ecológica.
1. Ar-condicionado
Alguns carros nacionais já encontram a opção do modo de direção Eco, que torna o veículo mais econômico. A significação direta do termo remete a “ecológico”, com toda carga positiva que esse termo traz, como “amigo do meio ambiente”.
Mas na prática também existe esse efeito de economia para o dono do carro. Um exemplo bastante prático disso é o funcionamento do ar-condicionado. Quando o modo Eco está ativado, o dispositivo passa a economizar em termos de gasto.
2. Aceleração
Outra função do modo de direção Eco que merece destaque é a da aceleração do carro. No caso, a tecnologia modifica o tempo de resposta do sistema que começa no pedal. O que permite que o motor passe a economizar combustível enquanto isso.
Depois, basta o condutor pisar mais rapidamente até o fundo para desativar a função. Ou seja, quando ele quiser mais potência, como para ultrapassar alguém, basta dar esse comando. E tudo volta ao normal em termos de resposta, potência e gasto de combustível.
3. Troca de marchas
Se o seu carro conta com modo “Eco” de direção e câmbio automático, essa seção é para você. Isso porque o acúmulo dessas duas tecnologias permite alterar a rotação do modo de operar da própria caixa de marchas.
Uma vez que isso pode ser feito, o dono do carro consegue optar por dirigir de modo que as transmissões ocorram de maneira diferente. Na prática, os giros de troca é que são mais baixos, o que economiza força e também reduz o consumo do veículo.
4. Motor
Esta funcionalidade não está disponível em qualquer carro que contenha o modo de direção “Eco”. Na verdade, a própria engenharia do motor precisa ser um pouco mais sofisticada. Isso porque se trata de alterar o desempenho dos cilindros.
Naturalmente, eles não podem ser 100% interrompidos com o carro em movimento. Contudo, é possível fazer isso parcialmente, enquanto o veículo estiver em velocidade constante. Numa estrada, por exemplo, o que também economiza combustível.
O mesmo vale para a famosa tecnologia coasting, que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. Já falamos dela por aqui, como sendo um modo seguro de andar na “banguela”. Ou seja, de “desengatar” o carro para economizar mais ainda.
5. Start-Stop
A quinta funcionalidade incrível que o modo de direção “Eco” permite é a do Start-Stop. O sistema também já é consideravelmente conhecido no Brasil. Trata-se da tecnologia que “desliga” o motor quando o carro para de modo mais prolongado.
Por exemplo, em semáforos, o que já economizava, mas com o “Eco” potencializa mais ainda a função. Por fim, vale lembrar que se o seu carro tem essa tecnologia, basta consultar o manual do proprietário para entender melhor cada função sua.