Pouca gente sabe, mas além do tradicional motor dianteiro, também temos o central-dianteiro, o central-traseiro e o traseiro propriamente dito. Naturalmente, esses tipos trazem diversas implicações na engenharia do carro. Então, veja quais as diferenças, afinal!
Por aqui também já falamos sobre motor flex: origem e atualidade dessa tecnologia que conquistou o Brasil. Sobre a questão motor aspirado x turbinado: quais as diferenças? E também questões mais práticas, como sobre o sistema de lubrificação do motor do carro.
Motor Dianteiro
Como vimos, e como era de se esperar, a posição do motor veicular altera consideravelmente a engenharia de cada automóvel. O que acaba impactando em sua dinâmica e seu desempenho. Daí a importância de entender as características de cada um.
No caso do motor dianteiro, temos a engenharia mais aplicada no mundo. Também é o de fabricação mais barata. O que facilita no desenho de carros populares, que costumam demandar mais espaço traseiro. Como porta-malas mais amplos.
O problema é que em termos aerodinâmicos, sua distribuição de peso é das piores. O que pode prejudicar relativamente a dirigibilidade. Isto é, se falarmos de momentos de alta velocidade em curvas, por exemplo. Ou do carregamento de cargas e de reboques.
Motor Central-Dianteiro e Central-Traseiro
A solução do motor central-dianteiro instala o propulsor entre o motorista e o eixo da frente. A caixa de transmissão, neste caso, é chamada de transeixo.
Naturalmente, essa alternativa já apresenta uma distribuição de peso mais equilibrada, com melhor dinâmica. Um exemplo é o AMG GT, da Mercedes-Benz.
Já o motor central-traseiro é instalado entre o eixo traseiro e os bancos da frente. No caso dele, a dinâmica é até mais privilegiada. Porque seu “centro de gravidade” acaba sendo melhor que o do central-dianteiro. Vemos exemplos em alguns Lamborghinis e Porsches.
Sua dinâmica ajuda a jogar mais força nas rodas, ao mesmo tempo em que a dirigibilidade também fica melhor. A própria localização do centro de gravidade facilita tudo, tornando as respostas de direção mais rápidas e assertivas. Só é difícil acessá-lo para reparos.
Motor Traseiro
Por fim, esse é o único que compete com a popularidade do motor dianteiro, sendo a segunda solução mais aplicada. Como muitos já sabem, trata-se de uma instalação bastante comum no nicho dos carros mais esportivos ou luxuosos.
Na prática, eles são instalados sobre o próprio eixo traseiro. O que implica uma caixa de transmissão logo à frente do propulsor. Seria um erro pensar que ele é algo novo, pois também é tão antigo quanto o dianteiro. Um exemplo é o Porsche 911, que você vê abaixo.