Talvez quem nunca teve uma picape não conheça bem esse recurso, mas quem gosta da categoria certamente já ouviu falar. Por isso vamos explicar melhor como instalar o extensor de caçamba, especialmente para quem vai levar muita coisa. Confira!
Por aqui também já falamos sobre assuntos semelhantes. Como sobre o rack de teto: para que serve e quando usar? Ou sobre engate, como a respeito do seu uso para amortecer batidas: verdade ou lenda? Ou 5 carros que não podem rebocar.
Extensor de caçamba: o que é e por que utilizar?
Não é raro os proprietários de picapes compactas, ou mesmo médias, precisarem de uma mãozinha para carregar mais coisas. Aí é que entra o extensor de caçamba, com a proposta de aumentar um pouco o espaço útil e a dinâmica desse compartimento.
O que pode ir desde aplicações pessoais, como o carregamento de bicicletas, motocicletas ou barracas e malas. Até usos comerciais, como para fazer frete de equipamentos e itens gerais contratados por um terceiro. Mas será que todos esses transportes são permitidos? Veremos abaixo.
A proposta do extensor de caçamba é fazer algo seguro, claro. Ou seja, não se trata de um improviso que coloque os objetos ou mesmo os usuários do tráfego (carros e pedestres) em risco. Tanto que o uso desse dispositivo é previsto na legislação, embora com diversas ressalvas.
Trata-se da lei de nº 349, do ano de 2010, do próprio Contran, o Conselho Nacional de Trânsito. Além do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) também ter emitido regras a respeito. Inclusive, marcas como Renault e Fiat vendem extensores de caçamba em suas concessionárias.
Extensor de caçamba: sobre as regulamentações
O primeiro ponto ressaltado pela lei é o do “balanço traseiro do carro”. Que tem a ver com simplesmente andar com a tampa da caçamba aberta, seja com ou sem extensor de caçamba. Segundo o Denatran, a base de cálculo é a famosa distância entre eixos.
No caso, a medida verificada entre o centro da roda de trás e o fim da tampa da caçamba não pode ultrapassar 60% do entre-eixos. Em termos de largura é simples: nenhuma carga pode ultrapassar a medida do carro nesse quesito.
Quando o assunto é altura, as cargas colocadas na caçamba não podem ficar 50 cm acima do tamanho do teto veicular. A não ser bicicletas e motocicletas, que estão liberadas mesmo ultrapassando a medida de 0,5 m.
Lembrando que, para instalação do extensor de caçambas, entra o mérito da “carga indivisível”. É aí que temos o exemplo da bicicleta, que é permitida. Já algumas malas ou caixas de fruta, por exemplo, não poderiam, por serem “divisíveis”.
Sendo que o transporte de pessoas ou animais ali é sempre proibido. Por fim, a última nota é a de que caçamba aberta e extensor instalados não justificam o sumiço da placa do carro.
Ou seja, se o próprio extensor não tiver aquele espaço para fixação de uma nova identificação, recorra ao para-choque. Além disso, certifique-se de que o extensor conta com refletor noturno e iluminação padrão vermelha. Eles também são obrigatórios.