Quem disse que defeito não avisa quando vai chegar? Pode não ter hora marcada, mas alguns dão vários indícios que irão ocorrer. Daí a importância da manutenção preventiva do carro: veja 5 vantagens incríveis que ela pode trazer!
Na mesma linha, também já explicamos quais itens merecem mais atenção na hora da manutenção veicular. Bem como quais são os custos de manutenção. E até questões específicas como a embreagem: 5 dicas para saber se ela vai dar problema.
1. Melhor que a manutenção corretiva
Como o nome já diz, a manutenção preventiva tem a intenção de prevenir defeitos. Ao passo que a manutenção corretiva nada mais é do que “apagar o fogo”. Ou seja, a questão é se você vai até a oficina (ou autorizada) por bem ou por mal.
A manutenção preventiva faz revisões planejadas e sistemáticas. Na prática, ambas vão resultar no carro estacionado. Mas é muito melhor fazer isso com pré-agendamento. Ou seja, de modo racionalizado, do que às pressas, após o transtorno já ter ocorrido.
2. Abrange várias peças e cuidados
É comum ouvir certa descrença a respeito da manutenção preventiva, como se ela fosse muito restrita. Ou seja, como se no fundo poucas peças pudessem ser realmente “revisadas preventivamente”.
Mas isso não é verdade, pois ela permite uma gama considerável de cuidados. Inclusive, ela nem é tão passiva quanto alguns imaginam. Isso porque, em alguns casos, ela já inclui intervenções práticas. Como a troca de óleos, filtros de ar, velas e cabos da vela.
Além dos famosos alinhamento e balanceamento. Outra frente bem importante é a do sistema de frenagem. Mas, para tudo isso, é fundamental consultar o manual do proprietário original. Ele trata de recomendações, prazos e períodos específicos.
3. Remediando situações irregulares
Além de poder ser consideravelmente ativa, como vimos acima, também há o caso de intervenções antecipadas. Ou seja, a manutenção preventiva que não troca peças de revisão periódica, mas justamente identifica um item que precisa ser remediado.
Por exemplo, algum defeito no motor do carro, ou na parte elétrica, que pode ser invisível para o condutor. Assim, não é algo de troca periódica, mas identificar defeitos no início já ajuda muito. Inclusive, ajuda na economia de combustível e até na troca de bateria.
4. Aumenta a vida útil do veículo
Esse é outro impacto positivo para o seu bolso. Afinal, defeitos que ainda não se manifestaram tendem a desgastar o carro. Às vezes podem ser questões que impactam consideravelmente a engenharia do automóvel.
Com isso, ao evitar os famosos defeitos progressivos, você aumenta a vida útil do seu veículo. O impacto no bolso está não apenas na revisão mais em conta, mas também na venda. Ou seja, além de melhorar a performance e a durabilidade, pense no futuro.
É claro que carros mais bem conservados sempre valerão mais no mercado de usados ou seminovos. Dito de outro modo, impedir defeitos progressivos e danos sistêmicos é algo que torna o carro mais confiável para todas as partes envolvidas.
5. Maior margem de decisões e cotações
Por fim, outro benefício para o seu bolso é o fato de a manutenção preventiva dar maior margem na hora de cotar novas peças. Ou seja, antes de decidir quais peças e partes você vai comprar, em que loja ou fornecedor, você terá tempo útil.
Isso porque você fez sua manutenção preventiva de modo planejado e seguindo as dicas do manual do carro. Além disso, estamos falando também de qualidade. Afinal, cotar com mais tranquilidade ajuda a verificar a procedência das peças e não cair em golpes.