Já não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia automotiva avançou nos últimos anos. Ainda assim, alguns defeitos continuam acontecendo, infelizmente. Daí a questão: você deu partida e o carro não pegou? Veja os primeiros passos a seguir!
Inclusive, por aqui também já falamos sobre a bobina de ignição: como funciona e como evitar problemas? Sobre dicas para saber se a embreagem do carro vai dar problema. E até sobre cuidados com os freios: 5 indícios de que vem problema pela frente.
O carro não pegou: quando o motor até ameaça
Está aqui um defeito que pode ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Inclusive, mesmo com quem mantém a manutenção preventiva e as revisões todas em dia. Na verdade, ele se manifesta de duas formas diferentes, por motivos distintos.
Sim, você pode dar partida e o carro não pegar por duas razões. Em uma delas o motor até ameaça funcionar, mas acaba não vingando. Aqui, o primeiro passo necessário é entender que os carros mais modernos contam com um sistema de gerenciamento.
Ele é ligado ao comando elétrico central do carro, e pode impedir a ligação completa do motor por várias razões. A começar pelo risco de compressão baixa do próprio motor. Ou qualquer falha física (hardware) ou lógica (software) relacionada ao sistema.
Outros motivos famosos também incluem tensão baixa na parte da bateria. Sem falar na possibilidade de um simples fusível queimado. Ou ainda, combustível baixo ou até mesmo vazamentos. Nesses casos, o melhor é acabar chamando ajuda especializada, para evitar maiores problemas.
Também não tente pegar no tranco, como dizem. Afinal, esse tipo de esforço pode estragar o catalisador do carro, que é responsável por trabalhar os gases da combustão do motor. Nos piores casos, tentar pegar no tranco pode até causar incêndios.
O carro não pegou: quando é pane elétrica
A segunda maneira de o carro não pegar está ligada às vezes em que ele nem sequer ameaça. Ou seja, você gira a chave e o motor não dá o menor sinal de vida. O que quase sempre indica uma pane na parte elétrica, por ausência total ou parcial de carga.
Isso ocorre desse modo porque o próprio motor de arranque não está conseguindo dar a partida. Aqui a margem de ação do motorista pode ser um pouco maior. Comece observando as luzes do painel de instrumentos, depois os faróis e lanternas.
Se nenhum dos itens emitir luz normalmente, é porque a bateria está comprometida mesmo. Depois, se você tiver alguma noção na área, pode abrir o capô e investigar se os cabos da bateria estão em ordem. Uma alternativa aqui é a famosa chupeta automotiva.
Contudo, se a causa do mau funcionamento da bateria não for evidente, é melhor não tentar nada. Ou seja, se você não esqueceu nada ligado por muito tempo, por exemplo, é melhor pedir ajuda profissional. Pois nesses casos é bem provável que seja algo mais complexo.