É comum ver alguém se gabando, ou ficando impressionado, com a quantidade de “cavalos” de um propulsor. Mas dois fatores são importantes aqui: o torque e a potência do motor. Afinal, você sabe o que cada um faz e para que cada um importa? Confira!
Na mesma linha, também já falamos sobre motor dianteiro, central e traseiro: quais as diferenças? Explicamos a questão do motor aspirado x turbinado, para você entender melhor cada um dos dois. E também sobre motor flex: origem e atualidade dessa tecnologia.
Torque e potência: quilograma-força vs. cavalo-vapor
Como referido acima, o motor do carro conta com duas características ou grandezas. Uma delas é a potência, medida em quilowatts (kW). Ou em cvs, sigla que alguns assimilam diretamente a “cavalos” apenas. Mas na verdade remete a cavalos-vapor.
E a outra é o torque, medido em Newton metro (Nm). Ou, bem mais comum no Brasil, em quilograma-força metro (kgfm). Na verdade, kW e Nm seriam mais precisos, embora usemos poucos. Na Europa e nos EUA o padrão são essas duas últimas medidas.
De modo simples, o torque é a tração ou capacidade de explosão do motor. Essa força depende diretamente de dois fatores. Primeiro, a própria dimensão do propulsor, sendo que o motor maior é aquele que conta com mais cilindradas.
Segundo, o torque depende da pressão que é gerada na parte interna dos cilindros, graças aos gases do processo de combustão. Ao passo que os cavalos-vapor são, como vimos, a potência. No fundo, ela é uma soma da rotação com, justamente, a força do torque.
Em outras palavras, a potência ou cavalo-vapor influencia diretamente na capacidade de aceleração do motor. Ou seja, ela acaba determinando a “velocidade máxima” do carro. Enquanto o toque, nesse sentido, determina o poder de arrancar ou retomar velocidade.
Torque e potência: qual dos dois é mais importante?
Uma pergunta interessante é: na prática, qual grandeza garante a rapidez? Grosso modo, se os motores fossem iguais em tudo o mais, o que tivesse mais cavalo-vapor faria o trajeto mais rápido. Mas desde que ambos andassem em velocidade livre desde o começo.
A explicação pode parecer complicada, mas é porque os termos realmente ficam nebulosos nesse tipo de comparação. Basta lembrarmos que, no fundo, quando a rotação de um propulsor automotivo sobe, o seu torque cai naturalmente.
Sendo que, quando ele ganha velocidade, a potência (cavalo-vapor) aumenta. Nesse sentido, portanto, o torque é que se destaca. Especialmente como responsável por gerar a tração que vai mover as rodas e dar o arranque.
Por isso o comparativo acima fala de “velocidade livre”. Portanto, é complicado falar sobre qual dos dois é o mais importante. No fim das contas, todo motor precisa tanto de torque quanto de potência. A não ser que estejamos falando de demandas específicas.
Por exemplo, máquinas do universo agrícola precisam de uma força enorme, então dependem mais de torque. Ele é que vai carregar altos pesos em baixas velocidades. Já um carro de corrida depende da potência, para atingir alta velocidade rapidamente.