Hoje há modelos cada vez mais acessíveis que trazem esse botão no painel, ou perto do câmbio do veículo. Às vezes a pessoa nem curte velocidade, mas a opção está lá. Então, entenda agora o “Modo Sport” que alguns carros oferecem, e veja vários exemplos práticos!
Lembrando que já falamos sobre temas semelhantes, como o “Modo Eco” de direção: 5 vantagens que ele traz. Sobre torque e potência, especificando o que cada um faz. E até mesmo a diferença entre motor aspirado e motor turbinado.
Modo Sport: funcionamento e exemplos
Há carros bem conhecidos do brasileiro que contam com o botão do Modo Sport. Por exemplo, o Toyota Corolla, o Jeep Renegade e até mesmo o Nissan Kicks. Porém, tem muita gente que nem sabe para que o botão serve. Ou o que ele realmente entrega na prática.
Basicamente, há uma entrega maior de torque e até de potência. Contudo, não se trata de “ir além” dessas grandezas conforme previstas pelo modelo do motor. O que seria impossível. Trata-se apenas de atingi-las mais rapidamente, ou mais facilmente.
O que se reflete diretamente no esforço do pedal. É como se pisando apenas até a metade do dispositivo, você já atingisse o máximo do propulsor. Isso é o que o botão de Modo Sport proporciona. Em alguns modelos mais completos, ele inclui outras funções.
Por exemplo, deixando a direção mais pesada, para evitar a sensação de “carro leve demais”. Além de acelerar, junto, a resposta do motor e também do câmbio. Tudo isso pode deixar o automóvel mais dinâmico e mais sensível aos comandos mais ágeis.
Modo Sport: como e quando utilizar
Como vimos acima, essa tecnologia vai além de simplesmente entregar uma experiência a mais. Objetivamente ela muda algo, podendo favorecer o carro em diversas situações. Por exemplo, em ultrapassagens, já que a resposta ao condutor acelera.
Inclusive, o câmbio automático e o manual respondem diferentemente ao Modo Sport. No primeiro caso, a caixa de transmissão aproveita melhor a rotação de cada marcha, indo até o teto em termos de corte de giro. O que amplia cada unidade de potência.
No caso manual, ocorre algo semelhante, guardadas as diferenças entre as duas engenharias de transmissão. Sendo que, neste caso, você tem o controle sobre como aproveitar melhor cada marcha.
Por fim, muitos perguntam quando exatamente acionar o botão. Não há situações indevidas. Apenas a lógica de que só faz sentido quando o carro realmente precisar ou puder atingir o torque e a potência mais rapidamente. Como na estrada de modo geral. Lembrando que a opção gasta mais combustível.