Bater a chave do veículo e ver que o motor ligou parece algo óbvio, mas existe todo um sistema por trás. Trata-se do motor de arranque do carro, que é realmente indispensável. Por isso vamos explicar melhor sua função e os cuidados devidos que ele pede!
Na mesma linha, já explicamos melhor os primeiros passos a seguir quando você dá partida e o carro não pega. E sobre pegar no tranco: qual a realidade dessa tática nos carros de hoje? E também sobre o motor do carro: veja dicas para aumentar sua vida útil.
Motor de arranque do carro: função e dicas
Também chamado “motor de partida”, ou mesmo “motor de ignição”, o motor de arranque do carro é um dispositivo fundamental. Embora ele acabe funcionando muito pouco, já que após o veículo dar a partida ele já desliga e fica totalmente de lado.
Por isso mesmo, também não é comum precisar reparar ou trocar o motor de arranque. Contudo, para que essa demanda não ocorra, é preciso que haja um bom uso do dispositivo. O que realmente inclui alguns cuidados que nem todos tomam no dia a dia.
O modo principal de preservá-lo é não forçar a chave e a partida em caso de danos ou dúvidas. Isso porque há vários fatores que podem impedir o carro de ligar. Geralmente, podem ser bobinas, cabos e velas do próprio sistema de ignição. Ou ainda, a bateria do carro.
Sem falar no risco de ter a ver com o combustível. Então, em vez de ficar batendo chave, é preciso verificar essas outras causas. O indicado é nunca chegar a 10 segundos de insistência, o que já pode superaquecer e queimar várias peças. E nunca girar a chave com o motor ligado.
Motor de arranque do carro: prevenção
Além de evitar o mau uso, é possível tentar identificar problemas no seu motor de arranque antes que eles levem ao pior. Basicamente, trata-se de prestar mais atenção nos barulhos que o sistema pode emitir. Na verdade, começa pela ausência de barulho ao bater a chave.
Nesse caso, o mais provável é que seja problema na bateria, que não está energizando o próprio motor do veículo. Isso costuma envolver as escovas (condutoras de corrente elétrica), que são baratas e fáceis de trocar. Desde que você identifique o problema em tempo.
Se o barulho é de metal batendo, pode ser dano no pinhão, que está impedindo a ignição de continuar adiante. Ou seja, só ocorre o primeiro estágio dela, então deve haver algum curto-circuito ou pane elétrica impedindo o avanço. Já um zunido mais forte pode ser outro problema.
Geralmente trata-se do motor de arranque “girando solto”, que é quando ele não engata no motor do veículo. Isso também impede o segundo estágio da ignição. Por fim, também podem ocorrer barulhos após o ligamento, que não impedem a ignição em si mesma.
Isso pode envolver a bucha (que é o rolamento), o parafuso do automático, o cabo do positivo e afins. Em casos mais graves o motor de arranque pode invadir a famosa cremalheira. Isso já exige uma troca do conjunto todo, então é preciso ficar de olho também.