Um carro desses chama muita atenção, mas se os propulsores comuns já exigem cuidado, imagine esses. Daí a pergunta: você tem motor turbinado? Então, não perca tempo, veja 5 dicas essenciais para fazer um bom uso e evitar dores de cabeça no futuro.
Também já falamos antes sobre motor turbinado: vantagens e como ele funciona. E sobre motor aspirado x turbinado: quais as diferenças, afinal? Ou ainda, a respeito das desvantagens do motor turbo, leitura que também pode instruir a muitos.
1. A troca de marchas
O seu motor pode até ser turbinado e de alta performance, mas se o câmbio for manual, isso exige cuidados especiais. Afinal, o modo como você passa a marcha é algo que impacta também no propulsor, e não apenas na caixa de transmissão.
Por isso mesmo, sempre que for mudar a marcha, é preciso fazer isso na devida rotação. Se você opera a troca com rotações fora do tempo, isso vai gerar vibrações em excesso no propulsor. Com o tempo, a turbina do motor vai se desgastar em excesso.
2. Sobre acelerar demais
Além de trocar de marchas na hora errada, também não é incomum ver alguns motoristas acelerando demais. A começar pelo momento em que o carro liga, depois da ignição e do motor dar partida. Há quem diga que o ideal seria esperar uns 30 segundos em média.
Isso porque o sistema de lubrificação do motor turbinado é ainda mais importante. Então convém deixar que ele cumpra seu papel de modo tranquilo e seguro. Além disso, acelerar muito pode danificar a turbina e o próprio conjunto do propulsor.
3. O filtro de ar
Essa é uma associação que poucos fazem, mas pense bem. Se os filtros de ar estiverem sujos e não cumprirem seu papel, quem vai pagar a conta? Naturalmente, são os componentes do sistema turbocompressor, que vão acabar danificados.
Um recorte ideal é trocar os filtros de ar a cada 7 mil km, ou então a cada 10 meses, o que chegar primeiro. Sem falar na necessidade constante de abastecer o carro apenas com combustível de confiança. Se isso vale para propulsores comuns, mais ainda para turbinados.
4. O filtro de combustível
Por falar em sistemas de filtragem e como abastecer o veículo, temos também o filtro de combustível. Lembrando que também aqui a demanda é mais urgente do que no caso de carros com engenharia e motor convencionais.
A troca mais indicada é a cada 10 mil km rodados, mas esse número pode variar. Então fique de olho na situação do filtro atual, e confirme os dados no próprio manual do proprietário. Assim você mantém a injeção e o sistema turbocompressor em dia.
5. A troca de óleo
Por fim, não podemos deixar de falar da importância da troca de óleo lubrificante. Lembrando que no sistema de motor turbinado o óleo realmente é consumido em velocidade acelerada. A base de cálculo é de 1 litro a cada 1 mil km rodados.
Portanto, é preciso fazer os cálculos com base nisso, tomar nota e evitar atrasos na troca. Se o óleo velho impregnar os dutos, o prejuízo pode ser bem maior. Além disso, lembre-se de trocar também o filtro de óleo, após duas trocas de óleo, no mínimo.