As opções de corrente metálica (corrente de comando) vieram substituir um item fundamental na rotina dos motores automotivos. Daí a pergunta: todo carro tem correia dentada? Não. Por isso, veja modelos e marcas que não precisam mais do item!
Por aqui também já falamos de outras partes e aspectos do motor do carro. Por exemplo, sobre as diferenças entre motor dianteiro, central e traseiro. Sobre o cabeçote do motor: como evitar danos graves. E até sobre a limpeza dos bicos injetores do motor do carro.
Correia dentada: o que é e marcas que não usam
Enquanto item ligado ao próprio funcionamento do motor do carro, a correia dentada se faz extremamente importante. Ela conecta o comando das válvulas diretamente ao virabrequim. O que garante a sincronia de trabalho entre os eixos rotativos e, claro, o funcionamento do propulsor.
Contudo, a correia dentada ser importante não quer dizer que ela seja exatamente indispensável. Sim, pois já existe uma alternativa que dispensa a necessidade desse dispositivo. Especialmente porque a correia dentada pode dar algumas dores de cabeça.
Além de ser feita de borracha, o que exige manutenção e substituição periódica, existe o risco de rompimento durante ou após a troca. Um exemplo de marca que dispensou tal item é a Toyota, que prefere trabalhar com a corrente de comando (corrente metálica).
Hoje todo o portfólio da marca declinou da correia dentada. Isso vai desde o Etios e outros compactos, até a Hilux e os mais robustos. O mesmo vale para a Honda, que também é japonesa e também prefere a corrente de comando. Indo do Civic ou do City até o HR-V.
Correia dentada: exemplos de alguns modelos
Também há outros projetos interessantes de motores que operam no Brasil sem a correia dentada. É o caso do Zetec Rocam da Ford, que sucedeu o Endura-E. Ele lança mão de cabeçote com comando simples, e de duas válvulas por cilindro.
O modelo sem correia já compôs do Escort e do Ka até opções como o Fiesta, o Focus e até o EcoSport. A Fiat não ficou atrás, trazendo a concorrência do Firefly, feito em alumínio. Também são duas válvulas por cilindro, garantindo revisões mais em conta.
O Firefly fez sucesso no Uno. Depois veio o E.Torq e alimentou diversos modelos. Como o Linea, o Palio, o Punto, o Doblo e o Toro. Sem falar no Argo, no Idea, no Cronos e até no Jeep Renegade. Que carreira, não? Por fim, temos o caso da Mitsubishi.
Nem todo mundo sabe, mas veículos como Lancer, Outlander e ASX não usam mais a correia dentada. Eles lançam mão da corrente metálica, o que não quer dizer que todo o portfólio da Mitsubishi seja assim. Então, é sempre bom conferir antes.