Esses são dois dispositivos essenciais, não apenas para ligar o carro, mas por várias outras razões. Por isso achamos interessante falar sobre alternador e motor de partida. Afinal, quais as diferenças entre os dois, você sabe? Entenda melhor e evite mau uso!
Por aqui também já falamos sobre a função e os cuidados devidos com o motor de arranque do carro. Sobre a bobina de ignição: como funciona e como evitar problemas? E até sobre pane elétrica no carro: o que pode ser e o que fazer nessa hora?
Alternador vs. motor de partida: quais as funções?
Ainda é comum ver algumas pessoas confundindo o papel do alternador do carro com o do motor de partida. Claro que saber essa diferença pode não ser urgente para simplesmente dirigir um carro. Contudo, quando surgem problemas, é fundamental entender melhor.
Também chamado de “motor de ignição” ou de “motor de arranque”, o motor de partida tem essa função que seu nome já deixa bastante clara. Inclusive, é por isso que no Brasil se fala “dar partida no carro”, como sinônimo de virar a chave e fazer o carro ligar.
O que nem todo mundo sabe, porém, é que o motor de partida funciona apenas por segundos, depois desliga. Ele só serve, literalmente, para fazer o motor principal funcionar e poder iniciar sua parte. Já o alternador é um dispositivo que desempenha várias funções.
Uma delas está ligada à ignição e à partida. Em que o alternador transforma a energia elétrica da própria bateria do carro em força mecânica. Mas depois ele continua alimentando a mesma bateria e os demais eletrônicos. Para que tudo funcione sempre, até com o carro desligado.
Alternador vs. motor de partida: algumas dicas
Para começar, ao falar das diferenças entre esses dois dispositivos, também é fundamental tratar dos cuidados que eles merecem. São dicas essenciais que ajudam a entender os limites e o papel de cada tecnologia, sem confundi-las ou comprometê-las.
O motor de partida, no caso, não deve ser sobrecarregado, o que infelizmente é muito comum de acontecer. Às vezes acontece de o carro não ligar, e o motorista pode achar que é preciso insistir em virar e segurar a chave.
Na verdade, essa conduta pode superaquecer o sistema e causar diversos malefícios ao veículo. Até porque, nem sempre a “culpa” é do motor de arranque, podendo ser problema em diversos outros dispositivos veiculares. Então, nunca force a ignição.
Por fim, o motor de arranque tende a funcionar bem sempre (se não houver mau uso), mas o alternador é diferente. Ele pede revisões e manutenção periódica, sobretudo em relação às polias (que descascam) e à correia. Por isso, o ideal é visitar o autoelétrico a cada 6 meses.