Claro que arranhões mais profundos demandam um funileiro, mas pouca gente sabe que os superficiais podem ser resolvidos em casa. Por isso é bacana falar sobre os arranhões no carro com essa ótica. Agora, veja alguns modos de resolver o problema sem estresse!
Por aqui, também já falamos sobre o problema da vaga que não é coberta: dicas para o sol não destruir seu carro. Sobre higienização do carro: bem mais do que lavar, entenda e veja dicas. E até sobre qual a frequência indicada e os cuidados a tomar na lavagem do carro.
Arranhões no carro: preparos e polimentos
Como vimos, os arranhões mais profundos (riscos) exigem todo o trabalho de um funileiro. Afinal, nesses campos a tinta do carro simplesmente não está mais presente. E o nível do que era a tintura desceu até a própria lataria, impossibilitando reparos leves ou improvisos.
Porém, se a lataria não ficou visível, e se ao passar a própria unha você sentir que o arranhão é superficial, há o que fazer por conta. Para começar, você deve fazer uma limpeza muito atenta no local, antes de qualquer outra medida.
Isso porque recorrer a produtos contra arranhões antes disso pode piorar a situação. Afinal, há sujeiras imperceptíveis que vão se impregnando com o tempo. E mexer nelas pode riscar mais ainda a pintura do seu veículo. Então, essa é a fase de preparo.
Depois, é a hora de recorrer ao polimento. Claro, você pode tentar outros produtos antes, mas precisa ter certeza de que eles não são abrasivos. Nesse sentido, o mais aconselhável é a cera de alto brilho, que pode até revitalizar a pintura, tirando arranhões e manchas.
Mas, se ela não surtir efeito, é preciso recorrer ao polimento mesmo, que é feito com massa fina. Sem falar no equipamento da politriz, que é de onde vem o nome do processo. Porém, ele exige um especialista, também para não piorar a situação ou comprometer a tintura original.
Arranhões no carro: outros cuidados e suportes
Também é preciso lembrar que há dicas preciosas que podem ajudar você. Não na hora de reverter um arranhão, mas sim de evitá-lo. O que também é um modo importante de falar sobre a resolução desse tipo de problema, especialmente para quem mora na cidade.
Afinal, mesmo quem não faz questão de ter uma estética perfeita, certamente não gosta de ver o carro cheio de arranhões, marcas e manchas. Até porque, se não corrigimos o problema assim que ele começa, a tendência é ele piorar e se multiplicar.
Então, comece pela dica que demos acima, da cera de alto brilho. Ela merece se tornar uma constante na rotina do seu carro. O que vai garantir proteção inclusive contra arranhões. Outra dica é manter o veículo em local coberto, ou então com capa para carro.
Se o carro não molhar à toa, não prenderá sujeiras que depois poderiam riscá-lo. Além de evitar chuvas de granizo e afins. Por fim, tome cuidado ao estacionar, sobretudo na rua. Mas também em estacionamentos, shoppings, galerias e afins.