A publicação americana Consumer Reports quer criar um guia para ajudar motoristas a se entenderem melhor com os sistemas de segurança ativa de seus veículos.
A entidade mostrou preocupação com o nível de confusão sobre o funcionamento, onde os motoristas são pouco familiarizados com o acionamento de sistemas como monitores de ponto cego, faixa de rolamento e colisão iminente.
Em certos casos, podem até inadvertidamente desativá-los por completo sem saber, perdendo a funcionalidade presente em seus carros. Além de se expor a riscos desnecessários, já que os sistemas existem justamente para proteger mais os ocupantes.
A Consumer Reports critica o tanto de botões com “símbolos irreconhecíveis” para operar os sistemas de assistência à condução e cujo manuseio é necessário com o carro em movimento.
“Se o motorista acaba desligando os sistemas sem querer, acaba totalmente com seu propósito, e ninguem nas ruas se beneficia com isso”, afirma o diretor de testes da revista Jake Fisher.
Para eles, a solução é criar um guia conjunto com montadoras, governo e organizações de segurança viária para facilitar a compreensão e uso dos sistemas de segurança. Na visão da CR, não adianta ter um carro repleto de sistemas e rodar com todos eles desligados.
A preocupação vem das respostas de mais de 35 mil proprietários que responderam questionários específicos sobre o uso de sistemas de segurança ativa em 2021. Os dados serviram para a entidade aprender sobre os níveis de satisfação com a tecnologia e sua usabilidade.