Um dos defeitos mais caros ligados ao propulsor veicular é o de calço hidráulico, que é quando o líquido entra na câmara de combustão. Daí o assunto deste artigo: entrou água no motor do carro? Veja o que fazer tanto para evitar quanto para reparar o problema!
Por aqui também já falamos sobre alagamento e enchente: dicas de como dirigir nessa hora. Sobre motor retificado: afinal, isso compromete a qualidade do carro? E também a respeito dos polêmicos motores que não aceitam retífica: é uma evolução ou pura mancada das montadoras?
Calço hidráulico: causa e efeito da água no motor
Primeiramente, é preciso deixar claro que, fora o caso de enchentes, a água pode entrar no motor por mau funcionamento interno do próprio propulsor em questão. No caso, a água de outras partes ultrapassa a câmara de combustão, chegando ao motor. O que não deveria ocorrer.
Geralmente, trata-se do líquido do arrefecimento, que acaba extravasando por problemas em uma junta de cabeçote. Na verdade, se o problema for nos carburadores ou injetores, outros líquidos também podem acabar atravessando a câmara, causando igual dano.
Do mesmo modo, os efeitos disso tudo também podem ser diversos. Se o calço hidráulico ocorrer com o carro em marcha lenta, é mais certo dele desligar. Depois, é possível fazê-lo ligar novamente, e procurar o reparo. Mas vale considerar que esse é o cenário mais otimista de todos.
Já se o líquido extravasar bem na hora de dar partida no carro, os efeitos podem ser bem piores. O que também vai depender da quantidade de líquido passando pelas câmaras. O fato é que se os cilindros forem atingidos, o prejuízo acabará sendo bem pior.
Calço hidráulico: água no motor, o que fazer?
Vale sempre lembrar que, no caso de enchentes, sua conduta pode mudar consideravelmente o caso. Isso porque se você desligar o motor antes da água alcançar a entrada de ar, vai minimizar consideravelmente os possíveis problemas.
Ou então, se a água já entrou e o motor desligou, não force para ligar de novo. Isso vai permitir que o reparo contra o calço hidráulico seja muito mais simples. É o caso em que o mecânico vai utilizar o motor de arranque para drenar a pouca água que entrou.
Basicamente, ele vai remover as velas e injetores e dar partida, usando a pressão gerada para trazer o dreno necessário. Em outros casos é possível utilizar um aspirador para fazer a drenagem referida. O que ainda se enquadra em reparos “simples”, por assim dizer.
A água será extraída visivelmente, e o escapamento pode soltar uma fumaça um pouco diferente, mas no fim tudo se acerta. Porém, se você não seguir as dicas acima, ou se negligenciar os casos de calço hidráulico interno, então a situação piora e muito.
Aí o problema deixa de envolver os cilindros e velas para incluir, por exemplo, a junta do cabeçote. Sem falar no risco de rachaduras ocasionadas no próprio bloco. Tudo isso exige retífica do motor, algo bem mais exigente e custoso. Então, toda atenção é pouco!