Pode ocorrer só com os vidros da frente, ou só com os traseiros. Como pode ser apenas lentidão ou travamento. Daí a questão: o vidro elétrico não funciona? Entenda aqui quais os motivos e o que fazer para não acabar caindo nas piores situações possíveis.
De modo semelhante, também já falamos sobre o que é sistema antiesmagamento nos vidros elétricos. Sobre vidro laminado vs. vidro temperado: qual é melhor e mais resistente? E até sobre os carros da Tesla que vão fechar os vidros sozinhos na chuva.
Vidro elétrico não funciona: diagnóstico e emergência
Todo diagnóstico de vidros elétricos automotivos começa com o esforço de apertar os botões para cima e para baixo. E se os vidros não mexem e você também não ouve nenhum barulho suspeito? Então, é provável que seja problema no interruptor ou no motor de elevação.
No primeiro caso, trata-se de trocar a caixinha dos botões, que ficam na porta. Leve a uma oficina e acompanhe o processo de testes para ter certeza de que o defeito é mesmo esse. No fundo, esse reparo é o mais simples e mais em conta. Já se for o motor, o defeito costuma ser travamento ou lentidão dos vidros.
Então, será preciso investir mais e ter mais paciência. Por outro lado, se quando os vidros falham você ouve algum barulho suspeito, então o defeito pode ser outro. Nesses casos, costuma ser questão de problema na engrenagem ou no regulador.
Se tiver algum conhecimento, basta tirar o painel da porta e dar uma espiada. O braço do regulador pode estar desalinhado, ou os dentes da engrenagem desgastados. Numa emergência, isso permitiria erguer o vidro manualmente. Lembrando que o manual do carro dá instruções nesse sentido.
Vidro elétrico não funciona: pane e módulo computadorizado
Quando falamos em “pane” nos vidros elétricos, isso faz lembrar sua parte elétrica. O que acontece sobretudo quando todos os vidros param de funcionar ao mesmo tempo. Basicamente, a culpa costuma ser de um fusível ou do módulo computadorizado.
No primeiro caso, é preciso saber onde fica a caixa de fusíveis, e qual é o certo a ser trocado. Se você não souber, recorra novamente ao manual do proprietário. Ali você encontra um mapa que indica todos esses pontos essenciais para fazer o devido reparo.
Já o módulo computadorizado está presente apenas em carros mais modernos. Ele é responsável por customizar o funcionamento das engrenagens de cada janela. Assim tornando o funcionamento do conjunto mais seguro e mais inteligente.
Esse módulo pode ser reparado apenas com sua reinicialização, cujo procedimento também está no manual. Porém, se for um defeito elétrico ou mais grave no item, será preciso retirá-lo, repará-lo ou mesmo substituí-lo. O que também exige um profissional da área.