Como diz o ditado, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Neste caso, isso é especialmente verdadeiro. Daí a questão: você colocou óleo demais no motor do carro? Em caso positivo, veja os riscos e como resolver, até para evitar danos e prejuízos futuros ao seu bolso.
De modo semelhante, também já falamos sobre óleo do motor: quais os tipos e os melhores? Sobre luz do óleo acesa ou piscando: os 5 principais motivos e o que fazer. E até sobre superaquecimento do motor: as 3 causas principais (uma delas ligada ao óleo) e como evitar o pior. Confira!
Óleo demais no motor do carro: como verificar?
Como referido acima, o excesso de óleo no motor do carro é algo que pode causar diversos danos e prejuízos financeiros. Para começar, o virabrequim do veículo vai acabar agindo no óleo excessivo, lembrando que o virabrequim é um dispositivo que sempre trabalha em altas rotações.
O resultado é que o óleo acabará ficando aerado, literalmente com espumas. Na prática, isso vai acabar impactando todo o líquido, e diminuindo sua capacidade de lubrificação. Com isso seu fluxo ficará comprometido e o resultado será perda de pressão, aumento na temperatura e motor comprometido.
O propulsor do carro pode até travar por conta disso. Então, para verificar se houve preenchimento ou troca em excesso, fique sempre de olho nos sinais. Para começar, a fumaça do escapamento pode ficar mais espessa e mais branca, o que já seria um sinal de alerta.
Mesmo sem isso, faça o teste padrão da vareta de óleo. Mas é preciso que ele seja feito de modo diferente do padrão, com o carro quente, já funcionando. Rode 5 ou 10 minutos e só depois faça a medida, com o veículo em superfície plana. Na dúvida, consulte também o manual do carro.
Óleo demais no motor do carro: como resolver?
Como já vimos, o excesso de óleo no motor do carro é algo que pede cuidados e procedimentos diferenciados. Além do teste da vareta feito com o motor quente ao invés de frio, a intervenção ou reparo que a situação pede também é especial.
Mas acredite, ela é bem mais fácil do que correr os riscos descritos acima e acabar tendo de fazer a retífica do motor. Então, havendo mesmo excesso, é preciso drenar o lubrificante, até atingir o devido equilíbrio e a quantidade correta para cada veículo em específico.
A “sangria” é feita diretamente no bujão de óleo do carro, que você ou a pessoa habilitada acessa pela parte de baixo do carro. O bujão nada mais é do que um parafuso grande que fica perto do cárter. Para soltá-lo é preciso recorrer a uma chave de soquete.
Não se trata de desafixar o parafuso, mas apenas afrouxar um pouco, e a drenagem já começa. Soltar todo o parafuso equivaleria a extrair todo o óleo, em grande volume. Após tirar uma quantidade razoável, faça novamente o teste da vareta, até o nível de óleo ficar adequado.