Esse dispositivo automotivo tem sua função técnica e prática, mas a estética quase nunca fica de lado. Inclusive, alguns modelos se tornaram realmente inesquecíveis e até colecionáveis. Daí falarmos sobre volantes icônicos que fizeram história, veja 5 deles logo abaixo!
Por aqui também já falamos sobre 10 carros clássicos que são paixão nacional. Sobre restomod: afinal, o que é a técnica que mescla mecânica nova e visual retrô? E até sobre a alternativa de converter carro antigo em elétrico: dá sim pra fazer, veja como e quanto custa!
1. Volkswagen: volante Rallye (década ’00)
Comecemos com esse que, dos idos de 2000 para cá, contribuiu para a Volkswagen voltar a fazer história no universo dos volantes. Ela que já tinha deixado marcas desde a época do volante “4 bolas”, que equipou esportivos como Gol GTI e Passat GTS Pointer.
Isso lá na década de 1980, mais ou menos. Mais recentemente, temos esse modelo Rallye, que realmente se popularizou entre os fãs da marca alemã. Vinte anos atrás ele equipou modelos como o próprio Gol Rallye. Além de Parati e Saveiro (nas versões Surf).
2. Alfa Romeo: volante de madeira (década ’70)
Aqui os especialistas vêm um estilo de nota eminentemente europeia. O modelo fez sucesso no Alfa Romeo 2300, marcando a história dos volantes com um charme indiscutível. Ao mesmo tempo, a marca italiana deixa uma nota esportiva marcante.
Nessa versão nacional do sedã vemos a combinação entre o metal e a madeira. Lembrando que no Brasil o carro foi montado primeiro pela Fábrica Nacional de Motores (FNM). E depois pela Fiat, lá entre os anos de 1974 e 1986.
3. Chevrolet: volante de 2 raios (década ’70)
Aqui temos uma solução com dois raios também marcantes e inconfundíveis. Aliás, o Opala também teve volantes bonitos de três raios, como o Opala C10. Mas parece que esses não se tornaram tão históricos e icônicos.
No modelo da foto acima temos a versão da gama do Comodoro, como o 4100, já de fins de 1970. Vale lembrar que à altura de 1980, a gama seria reposicionada. Com isso, o Comodoro se tornaria uma saída intermediária da linha Opala, para infelicidade dos fãs.
4. Ford: volante de 4 raios (década ’70)
Aqui temos um item indiscutivelmente luxuoso, que equipou o portfólio mais elitizado da Ford nos idos de 1970 e 1980. No fundo, mesmo quem não goste tanto da marca precisa confessar que aqui ela foi assertiva e feliz na escolha.
Também é difícil afirmar em que modelo o volante de quatro raios da Ford fez mais sucesso. Para alguns, foi na gama Galaxie, do 500, do LTD e do Landau (da foto acima). Para outros, foi no Corcel II e no Maverick, que não ficam muito atrás, ao menos em sucesso e fama.
5. Chrysler: volante Walrod (década ’60)
Por fim, que tal um clássico volante Walrod? Aqui vamos ao modelo mais antigo desta lista. A proposta é mais esportiva do que propriamente luxuosa. Além disso, combina o metal com madeira também, porém resinada.
Ou seja, com uma estética bem diferente do Alfa Romeo que vimos acima. Um modelo clássico em que encontramos a peça é o Esplanada GTX, um sedã em sua versão esportiva e possante. A fabricação era da Simca do Brasil, subsidiária da francesa.