Tudo que possa alterar o desempenho do conjunto do motor do veículo precisa da nossa mais dedicada atenção e cuidado. É o caso do filtro de combustível: entenda agora a sua localização e importância no carro. Assim você também aprende a evitar danos e já entende a importância da troca!
De modo igual, por aqui já falamos sobre gastos com combustível: confira 8 dicas de como economizar. Sobre a famosa hora da manutenção do carro: veja quais itens merecem mais atenção. E até sobre a manutenção preventiva, bem mais aconselhável: entenda 5 vantagens que ela pode trazer.
Filtro de combustível: finalidade e localização
É claro que a maioria dos motoristas prima por um combustível de qualidade. Ou seja, escolher um posto em que seja possível abastecer o carro sem ser enganado. Contudo, mesmo assim pode ocorrer de existirem detritos, partículas e sujeiras nesse combustível.
Essas impurezas são pequenas demais para seu carro sentir na hora. Mas com o tempo é um fato que elas acabam (ou acabariam) impactando o desempenho do motor. É justamente aí que entra o filtro de combustível, com a missão de purificar o combustível e evitar excessos.
Agora, pensando em termos de engenharia automotiva, resta saber qual a localização desse item, não é mesmo? Na verdade, não é tão difícil deduzir isso. Afinal, o dispositivo precisa encontrar-se entre o motor e o próprio tanque de combustível. O que já diminui um pouco o horizonte.
De fato, o mais comum é o cilindro do filtro de combustível se encontrar logo na parte traseira, mais perto do tanque. Mas ele também pode estar em outras partes da linha ou ciclo de abastecimento. Em caso de dúvidas, o próprio manual do carro ajuda a encontrar esse item tão importante.
Filtro de combustível: por que fazer a troca?
Como vimos acima, fatalmente o filtro de combustível acabará ficando com sujeiras e detritos. Com o tempo, isso pode causar até mesmo o entupimento dele. O que por sua vez pode diminuir o desempenho do carro, algo que incomoda algumas pessoas.
Ou mesmo, pode acabar aumentando o consumo de combustível, tornando-se um problema urgente. Até porque, como sempre, um problema não corrigido acaba trazendo outros. Por exemplo, os bicos injetores também podem acabar sendo impactados.
Sem falar que a bomba de combustível também acaba trabalhando mais, para superar o déficit de pureza e de eficiência. Já em termos de vida útil, um filtro de combustível moderno tende a durar muito mais do que os antigos. O que pode marcar até 100 mil km rodados.
Na verdade, a própria produção de combustível tem evoluído nos últimos anos. Acompanhada da fiscalização e exigência dos órgãos responsáveis. Como a própria ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que aceita denúncias nessa área.