A BMW finalmente apresentou a nova geração do X1 no Brasil. O modelo também é produzido na fábrica da marca em Araquari (SC), assim como a geração anterior. A notícia da produção nacional do novo BMW X1 surpreende, considerando a recente onda de desligamento de fábricas de marcas de luxo no Brasil.
Veja ofertas de BMW X1 certificados na Karvi!
Inicialmente serão três versões oferecidas, numa linha semelhante à da geração anterior. Vale lembrar que trata-se de um X1 totalmente novo, mais comprido, mais largo, e com maior entre-eixos em relação ao antigo.
Serão as sDrive18i GP, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport. Os preços partem de R$ 296.950 para a 18i. A 20i X-Line custa R$ 328.950 e a topo de linha 20i M Sport chega aos R$ 349.950.
X1 cresceu
O novo X1 é 7 centímetros mais comprido, chegando a 4,50 m. O entre-eixos agora tem 2,69 metros e a largura foi para 1,84 m. A altura também cresceu bons 5 centímetros, chegando a 1,64 m. O SUV ganhou porte em relação ao modelo que substitui.
O tamanho extra serviu para abrir espaço para os ocupantes, que agora têm mais área para ombros, principalmente nos ocupantes dianteiros. O porta-malas, no entanto, caiu de 505 para 476 litros.
Novo X1 mais tecnológico
Mas a maior mudança no novo X1 está no interior. Principalmente nos instrumentos. Enquanto o antigo modelo já estava um tanto datado, o novo traz o que há de mais recente em tecnologia de telas da BMW.
São duas à frente do motorista, uma de 10,2″ que serve aos instrumentos, e uma de 10,7″ para o sistema multimídia.
O X1 também traz todo o pacote de serviços conectados já conhecido da BMW, com chamadas de emergência automática, avisos de manutenção, clima e até concierge. O sistema também suporta CarPlay e Android Auto sem fio.
Todas as versões têm faróis full-LED. A versão de entrada traz rodas de 18″, a sDrive20i X-Line de 19″ e a M Sport de 20″. A M Sport também traz itens bem pomposos para um SUV relativamente compacto, como ar-condicionado de três zonas e assistentes de estacionamento automático.
Motores novos
Sob o capô, também mudanças em relação ao X1 que sai de linha. A versão sDrive18i GP usa o motor 1.5 de três cilindros turbo de 156 cv e 23,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de sete marchas.
De acordo com o Inmetro, essa configuração promete boa economia de combustível, rodando até 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,5 km/l na estrada. O desempenho não é seu forte, com 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos.
As versões sDrive20i X-Line e M Sport usam um 2.0 turbo de quatro cilindros, 204 cv e 30,6 kgfm de torque acoplado ao mesmo automático de sete marchas. Segundo a BMW, esse conjunto leva o X1 de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Em ambos, a tração é dianteira.
Os dois motores são compartilhados com a gama Mini, usados nos Cooper e no SUV Countryman.