Sempre que se fala pouco de determinada funcionalidade veicular, a consequência é a falta de observação ou revisão adequada. É o caso do sistema de transmissão do carro, que muitos ainda ignoram como funciona. Pensando nisso, abaixo trazemos 5 peças essenciais para você ficar por dentro!
De modo igual, por aqui também já explicamos melhor os tipos de câmbio, com suas vantagens e desvantagens. Falamos sobre câmbio manual: existe mesmo um tempo certo para passar a marcha? E até sobre Câmbio CVT: como funciona e quais os exemplos nacionais? Confira!
1. A embreagem
Sem o sistema de transmissão o veículo nem se movimenta, seja qual for o tipo de câmbio do carro. Esse sistema sempre vai do volante e do câmbio às rodas. E quase sempre (nos carros com motor dianteiro e tração traseira) passa pela embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e diferencial.
Por isso, vamos falar primeiro da embreagem. Nos carros automáticos ela é substituída pelo conversor de torque, que por isso mesmo também é chamado de “embreagem hidráulica”. Tradicionalmente, ela tem o papel de viabilizar a mudança manual de marcha, como que interrompendo por instantes a ligação entre motor e rodas.
2. A caixa de câmbio
Aqui estamos diante de um dispositivo que alterna duas grandezas. Por um lado, o torque e a força do propulsor, por outro lado, a velocidade que será transmitida diretamente às rodas. Ou seja, ao eixo de tração de cada carro, conforme sua engenharia.
Basicamente, hoje o mercado oferece 4 opções principais. A do câmbio manual, também chamado mecânico. A do câmbio automático, bem como a do câmbio automatizado (de dupla embreagem). Além do câmbio CVT. Na prática, um sistema pode ter até 10 marchas.
3. O eixo cardã
Este item é indispensável no conjunto. No caso, ele vem diretamente depois da funcionalidade operacional da caixa de transmissão. Assim, o eixo cardã estabelece a conexão entre o câmbio e o próximo item, que é o diferencial, descrito abaixo.
4. O diferencial
Esse item é consideravelmente complexo. Seu papel é o de fracionar a potência do propulsor entre as rodas do eixo de tração. O diferencial fica sempre perto desse eixo, seja ele o dianteiro ou o traseiro. E se for tração 4×4, o diferencial vai nos dois eixos.
5. O semieixo
O semieixo merece menção especial É ele quem leva a força motriz gerada pelo propulsor até os eixos de rotação. Ou seja, ele leva um movimento inicial até um estágio final que faz as rodas se moverem efetivamente.
Na prática, o semieixo está para o diferencial do mesmo modo como o diferencial está para o eixo cardã, fechando uma cadeia. Basicamente, essa é a última etapa do sistema de transmissão do carro, completando todo seu funcionamento ou razão de ser.