Quando falamos no meio ambiente e na poluição da atmosfera, estamos lidando com um assunto consideravelmente delicado. A relação dos carros com isso é enorme. Daí a pergunta: afinal, quem polui mais, gasolina, álcool ou diesel? Abaixo você entende melhor a explicação técnica!
De modo semelhante, por aqui também já falamos sobre o Acordo de Paris: como ele afetará o universo automotivo nas próximas décadas? Sobre o que significa cada cor da fumaça do carro: preta, azul ou branca; entenda. E até sobre o que são os famosos “pneus verdes”, e quais suas vantagens.
Gasolina, álcool ou diesel: qual o mais poluente?
O álcool (etanol) é o caso mais emblemático dessa fórmula ou briga entre os combustíveis. Isso porque ele causa muita confusão. Alguns chegam a pensar que ele seja um combustível “não-poluente”. Mas isso simplesmente não é verdadeiro. O que ocorre é que ele polui menos do que gasolina, isso sim.
Na prática, o que mais contribui para o aumento do famoso aquecimento global e do efeito estufa é a emissão de dióxido de carbono. Sendo que o motor movido a álcool também faz isso, emitindo esse elemento. Apesar do seu catalisador reduzir a toxicidade dos gases mais poluentes.
Em termos de óxido de nitrogênio, podemos dizer que o etanol tem até 35% menos do que no caso da gasolina. E em termos de monóxido de carbono, são até 25% menos. Lembrando que o álcool, como sabido, não é derivado de petróleo. Mas sim da cana-de-açúcar, que passa por processo de fermentação.
A gasolina nos faz lembrar que, tecnicamente falando, nenhum motor a combustão tem processo realmente limpo, que não prejudique o mundo de algum modo. Por ser derivada do petróleo, como vimos, ela faz ainda mais mal do que o álcool. Isso vale para o meio ambiente, como para a saúde humana também.
Contudo, a gasolina é menos prejudicial do que o diesel, por mais incrível que isso pareça. O que não atenua a gasolina, claro, mas agrava o diesel. A grande diferença está no elemento do hidrocarboneto, que tem cadeia carbônica maior em suas moléculas de composição. Sendo 7 vezes pior que a gasolina.
Sem falar nas dioxinas que são comuns no diesel, e nos metais pesados também presentes. Tudo isso torna até sua fuligem propensa a gerar desde dor de cabeça até câncer nas pessoas. Usado sobretudo em caminhões e ônibus, o diesel está presente no mundo todo, prejudicando o meio ambiente.