Em um país como o Brasil, em que a gasolina e demais combustíveis já chegaram a valores exorbitantes, não dá para ignorar o tema. Daí a questão: afinal, você sabe medir o consumo de combustível do seu carro? Abaixo trazemos detalhes, mostrando como fazer isso com qualquer modelo. Confira!
De modo semelhante, por aqui já falamos a respeito de gasolina cara: 5 mitos e verdades sobre como economizar. Falamos acerca de carros que consomem menos combustível: veja 5 traços básicos deles. E até sobre manutenção preventiva: 5 vantagens que ela pode trazer para o seu bolso. Aproveite!
Consumo de combustível: calculando com o computador
É comum ouvir dizer que em carros com computador de bordo é fácil calcular o consumo de combustível que o veículo está fazendo. Isso é verdade na maioria das vezes, mas não sempre. Sim, pois nem sempre o mostrador ou display vai entregar um número “pronto”.
Quando ele aponta o km/l, ou seja, os “quilômetros por litros”, tudo bem. Como na foto acima, em que o display mostra até o “alcance” restante. Ou seja, quantos km o volume atual do tanque pode fazer. Mas às vezes não é assim, sobretudo em carros importados, com painel em outras línguas.
Por exemplo, quando o computador revela apenas os litros que o carro gastou a cada 50 km rodados (o termo seria “l/50 km”). Nesses casos, você precisa dividir a distância percorrida pela quantidade de combustível colocado.
O mesmo computador de bordo entrega todos os números, mas ainda assim você precisa fazer a divisão. Certamente, um celular na mão pode ajudar e muito. Mas, ainda assim, podemos afirmar que é um trabalho a mais que você vai ter.
Consumo de combustível: calculando sem o computador
Agora, se descobrir o número com o computador de bordo às vezes já exige mais atenção e esforço, imagine sem ele, certo? Bem, mais ou menos. É claro que fica um pouco mais difícil, mas ainda assim não é nenhum bicho de sete cabeças. Ou seja, é algo que pode ser feito por qualquer pessoa.
Na verdade, a conta é mais ou menos a que vimos acima, sendo bastante simples. A grande diferença aqui é que você vai precisar substituir o papel do computador de bordo. Especialmente no sentido de registrar os dados fundamentais em algum lugar. E quais são esses dados? Vamos por partes.
Primeiro, arranje seu bloquinho, ou faça no próprio celular. Depois, basta encher o tanque e, na mesma hora, anotar em que número a quilometragem do painel de instrumentos se encontra. Ao fim do tanque, bastará fazer a divisão entre a quantidade de combustível e a de quilômetros rodados.
Por exemplo, vamos supor que o tanque encheu com 50 litros, e rodou 500 quilômetros. Como 500 dividido por 50 é 10, o seu carro fez 10 km por litro. Depois disso, você já sabe quanto vai gastar para cada deslocamento, ou se está sendo enganado no posto de combustível. É só multiplicar a distância em km pelo valor do litro do combustível.