Desde redução de ruídos e de gases poluentes, até funcionamento do cilindro e economia de combustível. Esse é o alcance do sistema de escapamentos automotivo. Daí a questão: o escapamento do carro não está legal? Então, logo abaixo você entende qual a hora de trocar e assim evita futuras dores de cabeça e prejuízos.
Por aqui também já falamos sobre as cores da fumaça do carro: preta, azul ou branca, entenda o que cada uma significa. Sobre quem polui mais: se é a gasolina, o álcool ou o diesel; entenda. E até sobre o catalisador e o cânister: veja as diferenças e funções de cada um deles, para não confundir mais!
Escapamento do carro: defeitos mais comuns
Como referido antes, o sistema de escapamento do carro é bem mais amplo e mais complexo do que muitas pessoas podem imaginar. Ele envolve diversas partes e peças, naquilo que é chamado de “curso do escapamento”. Ou seja, o próprio conjunto do sistema como um todo.
Aí é que começamos a falar dos defeitos mais comuns nesse sistema. Para começar, a corrosão ou oxidação é, certamente, o principal fator a ser considerado. Esse tipo de ferrugem pode se alastrar e, com o tempo, se transformar em trincas e rachaduras.
O que impacta até os abafadores e silenciadores. Na prática, até mesmo o desgaste prematura de diversas peças do motor é algo que pode derivar desse problema. Ou seja, um descuido ou defeito menor pode acabar se ampliando e trazendo dores de cabeça desnecessárias.
Adiante vamos detalhar esses diagnósticos mais eficientes. Tomando por base não pontos mais ocultos como “desgaste prematuro” de algo, mas sim pontos mais imediatos. Deste modo, fica bem mais viável identificar o problema e resolvê-lo em tempo hábil.
Escapamento do carro: a hora certa de trocar
Além dos impactos de médio e longo prazo que um escapamento defeituoso pode causar no motor do carro, há indícios mais evidentes em jogo. O principal deles é, sem dúvida, a questão do excesso de barulhos e ruídos emitidos pelo sistema. Afinal, é um indício difícil de ignorar, não é verdade?
Na prática, trata-se de oxidação avançada e até furos visíveis que causam vazamento de gases. Dada a pressão da emissão feita pelo propulsor, os sons atingem altos decibéis. A solução deste problema passa pela troca de tubos silenciosos. Bem como por uma eventual troca do miolo do próprio silenciador.
Outro indício que também se torna evidente é o da trepidação. Contudo, normalmente esse problema gera confusão, fazendo o condutor achar que é algo na suspensão veicular. Na verdade, existe um coxim específico do escapamento. Ele não é o do motor, nem o do câmbio e nem o da suspensão.
Isso exige um diagnóstico mais detido. Por fim, tem o indício do aquecimento da cabine do carro, na altura do assoalho. Se a temperatura própria do escapamento está invadindo o carro, certamente há algum problema. Além de vazamento, pode ser aproximação indevida do sistema com o chão veicular. Então, fique de olho!