Vai cair na folia, rodar bastante e não quer correr o risco de ter dor de cabeça ou contratempos ligados ao carro? Por isso é que decidimos detalhar aqui as 5 melhores dicas para estrada no Carnaval 2023. De modo que você realmente dê atenção ao que merece mais cuidado, e curta melhor a festa!
De modo semelhante, por aqui já falamos sobre condução perigosa: dicas para dirigir em estradas sinuosas. Sobre 5 conselhos para dirigir com segurança em situações de chuva e de escuro. E até sobre 5 defeitos no carro que você detecta só pelo cheiro, também como modo de evitar que o pior aconteça. Confira!
1) Sistema de arrefecimento em dia
Embora não seja uma regra para todo dia, começo de ano é época de calor, já que o verão vai até março. Por isso mesmo, é fundamental ficar de olho no sistema de arrefecimento do carro. Sem isso, você pode correr o risco de fundir seu motor e precisar de retífica.
Para começar, o nível do fluido do sistema é indispensável. Então, espie se o seu reservatório (geralmente fica perto do farol) está acima do mínimo. Mas é importante lembrar que os dutos e mangueiras também precisam estar em dia. Então, veja se não há nada ressecado.
2) Rodas e pneus em dia
Primeiro, verifique se não há fissuras ou bolhas nos pneus, claro. Depois, é preciso fazer uma checagem que alguns acabam deixando de lado. Trata-se da famosa situação do “pneu careca”, que todos já ouviram falar, mas poucos entendem a fundo.
Na verdade, não é no “olhômetro” que se diagnostica se um pneu está ou não assim. Existe o TWI (sigla em inglês para “Índice de Desgaste da Banda de Rodagem”). Então, se a banda já estiver na altura do ponto em alto relevo do TWI, vá a uma concessionária ou ao borracheiro.
3) Faróis e lanternas
Mesmo que você não vá dirigir de noite, é preciso ficar de olho nas luzes externas do carro, não é mesmo? Seja para dar seta ou usar pisca-alerta. Seja porque há estradas no Brasil que exigem seu funcionamento mesmo durante o dia.
Se você não tiver como ligar o carro enquanto alguém fica do lado de fora, faça os testes sozinho. Primeiro, aproxime o veículo de uma parede, e isso já permite testar os faróis (alto, baixo e de milha). E as setas, ainda com o carro de frente. Depois vá de ré e use o retrovisor para ver o reflexo das luzes traseiras.
4) Correias e corrente do motor
O carro pode emitir muitos barulhos, que acabam confundindo um bom diagnóstico. Mas no caso da correia dentada o som é inconfundível, aproximando-se de um rangido de porta. Só que bem mais alto, claro.
Então, se ouvir algo assim, é porque a correia perdeu sua capacidade de tensão e o motor está em perigo. Já se o carro tiver corrente de comando no motor, verifique a distância entre ela e a parede do bloco. É preciso que haja espaço, do contrário houve desgaste e é preciso revisar o item.
5) Suspensão e amortecedores
Checar se os amortecedores vão bem é algo relativamente fácil. Basta você pressionar a carroceria do carro para baixo, perto das rodas. Use os dois braços ou o próprio peso do corpo para isso, na frente e depois atrás. Se o veículo sempre oscilar levemente, é porque está tudo bem.
Já a suspensão é um pouco mais exigente, embora também fundamental para você checar antes de cair na folia de carnaval. Além da oscilação da carroceria, veja se há ruídos e vazamentos. Além disso, batidas secas, volante vibrando e falta de estabilidade em curvas são outros indícios. Então, cuidado!