Esse problema pode trazer diversas dores de cabeça. Lembrando que são transtornos financeiros, mas também de tempo de espera no reparo. Então, falando em motor do carro “gripado”, veja abaixo o que é exatamente esse defeito. E, claro, como evitar o problema e minimizar os transtornos.
De modo semelhante, por aqui também já explicamos melhor o trio mais famoso do motor automotivo: o virabrequim, a biela e o mancal. E os riscos (e como resolver) quando você coloca óleo demais no motor automotivo. E até as diferenças entre motor dianteiro, motor central e motor traseiro. Confira!
Motor do carro gripado: o que é exatamente?
O bloco do motor de um carro é sempre um complexo mecânico composto de muitas peças e partes. Essas engrenagens se relacionam continuamente, gerando atrito, fricção, calor e dilatação de diversos itens. Ou seja, trata-se de toda uma atividade ou um trabalho duro, difícil de ser mantido em dia.
Por exemplo, se a dilatação ou o desgaste das peças não for bem administrado, pode ocorrer uma fusão indevida de elementos do propulsor. O que, obviamente, prejudica o funcionamento do conjunto. É justamente a isso que o mercado automotivo de reparos chama de gripagem do motor.
Aí é que entra o cuidado humano, fazendo as devidas manutenções e revisões constantes, para tentar evitar o problema. A lubrificação e a refrigeração são essenciais para isso, como veremos abaixo. Assim como os problemas mais comuns que levam à gripagem já são conhecidos.
Basicamente, a “fusão” ou ruptura costuma ocorrer entre a camisa do cilindro e o pistão. Não por coincidência, ali o aquecimento atinge seus pontos mais altos. Mas também pode ocorrer gripagem entre entre as guias e as válvulas do motor. Ou entre os casquilhos e as buchas.
Motor do carro gripado: as causas e como evitar
Agora, vamos detalhar as 3 causas principais que, entre outras, podem levar à gripagem. Mostrando como realmente evitá-las em tempo hábil. Para começar, a questão da lubrificação. O óleo automotivo é o protagonista quando o assunto é evitar atrito e deterioração de peças e partes do motor.
Mantê-lo em seu nível ajuda nisso e ainda mantém a temperatura baixa. A refrigeração, por sua vez, é uma segunda causa para a gripagem. Lembrando que para isso não basta o óleo, sendo preciso verificar também o tanque do líquido refrigerante. Ou seja, o fluido de arrefecimento, perto do radiador.
A terceira causa que mencionamos é a do virabrequim (a árvore de manivelas) em desequilíbrio com as bielas. Infelizmente, muita gente roda com o carro assim, causando atritos desnecessários. Com o tempo vem o desgaste e as fricções e afins. Portanto, tudo isso merece muita atenção.
O sistema de lubrificação e o sistema de refrigeração são bem parecidos. Ambos podem ser verificados e mantidos em dia com ajuda do manual do proprietário do veículo. Ele indica os prazos e procedimentos de troca. Para as demais causas, vale a manutenção preventiva e ficar atento a barulhos estranhos no motor.