A gigante alemã está sempre inovando e não raro liderando as maiores mudanças no universo automotivo mundial. Agora, falamos de um BMW conceito: o carro muda de cor e demonstra emoções. É o i Vision Dee, que deverá servir de inspiração para modelos comerciais já em 2025. Confira!
Seguindo na mesma linha, também noticiamos quando o novo BMW X1 chegou ao Brasil, com fabricação nacional. Quando a BMW anunciou que terá carros com preços fixos já em 2024; entenda. E até mesmo sobre o carro mais caro da BMW no Brasil: afinal, você sabe qual é? Não perca!
Protótipo i Vision Dee: o “camaleão” e o painel Head-Up Display
A gigante alemã apresentou a inovação na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O sedã médio já está sendo chamado de camaleão, por razões que ficam claras na foto acima. O nome i Vision Dee é uma abreviação inglesa de “Experiência Emocional Digital”.
Mais do que meramente conceitual, o carro é um protótipo que pretende influenciar diretamente o portfólio da BMW a partir de 2025. Como com seu Head-Up Display, que toma o para-brisa todo, somando painel de instrumentos, central multimídia e muitos mais. Tudo em tela única e gigante.
O Head-Up Display, que também projeta no vidro para-brisa realidades virtuais (ou “realidade aumentada”, para ser mais preciso), é igualmente responsável pelos comandos de voz. Desse painel principal é que vem, inclusive, a capacidade de expressar emoções, como espanto, alegria, braveza e até satisfação.
Função que se comunica até mesmo com o design externo do veículo. Por exemplo, se o carro estiver “bravo”, os faróis podem se modelar levemente, insinuando duas sobrancelhas erguidas. Também é a partir daí que surge a gama enorme de mudança de cores da lataria toda do automóvel.
Vale lembrar que, ainda no ano passado, a BMW apresentou ao mundo o seu iX Flow Ink o SUV. Ele já mudava de cor, mas “apenas” entre preto, branco e tons de cinza. Agora a tecnologia retorna com a mesma base: a de microcápsulas similares à tela de um leitor de livros digital.
Porém, no caso do i Vision Dee, a lataria do carro é composta de 240 segmentos distintos, em vez de um só. Isso permite atingir uma paleta de 32 cores distintas, além de outras combinações possíveis. A nova fase da marca se chama, precisamente, Neue Klasse (“Nova classe”, em língua alemã).