Sempre que falamos em formas de simplesmente melhorar a segurança do nosso patrimônio, isso desperta interesses. Especialmente quando se trata de algo antifurto no universo automotivo. Por isso decidimos explicar o que é um imobilizador de carros: entenda e veja os tipos existentes!
De modo convergente, em nosso blog também já explicamos sobre como fazer Boletim de Ocorrência Online em caso de veículo furtado. Sobre o “golpe do retrovisor”: nova modalidade de assalto tem se disseminado. E até sobre seguro automotivo x proteção veicular: entenda as diferenças. Não perca!
Imobilizador de carros: suas funções básicas
O problema de você parar seu carro em determinado local e não encontrá-lo na volta é algo que sempre existiu. Por isso mesmo, os sistemas de imobilização veicular também são bem antigos, anteriores até mesmo aos alarmes e seguros de automóveis.
A função do imobilizador de carros é, naturalmente, bloquear ou impedir que alguém consiga acessar a direção do veículo e levá-lo embora. Apesar de eles não serem totalmente infalíveis, é indiscutível que dificultam e muito o trabalho de qualquer pessoa mal intencionada.
Com o avanço tecnológico, hoje já não existem apenas imobilizadores mecânicos, de funcionamento mais simples. Mas também imobilizadores eletrônicos, baseados em codificação eletrônica e chips de identificação por radiofrequência. O que impede o uso do veículo por quem não tenha as chaves originais.
Os imobilizadores mecânicos, por sua vez, podem ser aplicados dentro ou fora do automóvel. Por exemplo, na cabine, travando o volante fisicamente, de modo bem visível. Ou mesmo fora, travando as rodas, de modo igualmente explícito, até como modo de “ostentar” o recurso de segurança.
Imobilizador de carros: os tipos principais
Externamente, podemos encontrar 2 tipos principais de imobilizadores. Os bloqueadores de roda, citados acima, e as válvulas antirroubo ou antifurto. No primeiro caso, a armação é fechada por chave, e impede que a roda gire normalmente. No segundo caso, o sistema é instalado nos pneus.
Se o carro é levado à força, sem liberação do comando por chave, a válvula causa o esvaziamento inevitável dos pneus. Internamente, o principal imobilizador é o bloqueador de volante, também referido antes. Ele opera por meio de uma barra bem visível.
Essa barra pode ter vários formatos, mas sempre impede virar o volante. Temos também a tranca da direção. Ela pode ser mecânica e fechada na coluna de direção, de modo bem mais discreto. Como pode funcionar por meio de atuação eletrônica.
Outra tranca é a do câmbio da caixa de transmissão. Além de impedir que alguém mude as marchas, ela é bloqueada sempre na marcha à ré, o que dificultaria ainda mais ir embora com o carro. Por fim, há o bloqueador de pedais, também trancado por chave, como modo de impedir o mínimo manuseio do veículo.