Com a constante da violência urbana e a explosão de casos de roubo, alguns tentam preservar seus patrimônios. Sobretudo no universo automotivo, tentando evitar pequenos ou grandes furtos. Nesse cenário é que surgem os parafusos antifurto para rodas: entenda agora seus funcionamento e as vantagens!
Vale lembrar que também já falamos sobre o “golpe do retrovisor”, uma nova modalidade de assalto que tem se disseminado. Sobre as diferenças entre o seguro automotivo e a proteção veicular. E sobre como fazer Boletim de Ocorrência Online em caso de veículo furtado. Não perca essas dicas!
Parafusos antifurto para rodas: o que são, afinal?
Você acha difícil trocar um pneu comum, com seus parafusos sextavados e a chave de roda tradicional? Pois saiba que alguns ladrões não acham tão difícil assim. Por isso mesmo, não é incomum o roubo de rodas veiculares, até porque alguns conjuntos são bem caros.
Pensando nisso, existe o recurso de tornar esse tipo de furto bem mais difícil, ou mesmo inviável para os bandidos. Trata-se dos parafusos antifurto para rodas, também chamados de pernos de roda antirroubo. Eles fixam a roda normalmente, mas têm um diferencial incrível.
A cabeça desses parafusos conta com um formato totalmente diferente, feito justamente por segurança. Assim, a montagem e a desmontagem das rodas se torna um processo bem mais específico. Isso por depender de chaves dedicadas, que tenham o design fêmea, que se acopla na versão macho do parafuso.
Vale lembrar que qualquer dono de carro pode recorrer a esse dispositivo diferenciado. Porém, o mais comum é ver os parafusos antifurtos em carros de luxo. Além do roubo de rodas de liga leve, há também interesse nas rodas ainda mais caras, que são as cromadas ou tipo “spinners”.
Parafusos antifurto para rodas: uso na prática
Além da segurança evidente do design diferenciado da cabeça do parafuso antifurto, o dispositivo apresenta outros níveis de segurança. Por exemplo, o perfil externo do corpo do parafuso costuma ser um anel móvel.
Ou seja, ele gira em falso, o que impede que alguém tente extrair o parafuso “ignorando” sua cabeça. Isto é, extrair o item com uso de alicates e outras ferramentas de aperto. Ou mesmo com aquelas corta-porcas, que rompem parafusos espanados.
Outra camada de segurança é o fato de que a chave com design do conjunto de parafusos é vendida somente com eles. E mesmo que as fabricantes não garantam que todos os desenhos sejam absolutamente diferentes, em geral eles não são intercambiáveis.
Por fim, o tipo de aperto do parafuso antifurto é também diferenciado, exigindo um torque especial, que não é como o das chaves de roda comuns. Como a profundidade do encaixe muda, sendo de poucos milímetros, somente a aplicação do que se chama “força axial” pode garantir a desmontagem.