TIPO DE FUNCIONAMENTO | CARACTERÍSTICAS | MODELOS |
HÍBRIDO MISTO | Utiliza cada um dos motores dependendo da situação de condução | Toyota Prius, Toyota Corolla e Toyota RAV4 |
HÍBRIDO EM SÉRIE | Propulsão por motor elétrico e motor a combustão só carrega a bateria | Chevrolet Volt e Opel Ampera |
HÍBRIDO PARALELO | Os dois motores atuam paralelamente nos eixos | BMWi8, Honda Insight |
HÍBRIDO PLUG-IN | Modelo de carga que pode estar presente em qualquer tipo | Toyota Corolla, Toyota RAV4 |
Carros híbridos juntam dois modelos de propulsão, para fazer o carro se movimentar. Geralmente, eles possuem um motor movido à eletricidade e outro movido à combustão, mas possuem algumas formas de operar diferenciadas.
Nos carros híbridos, é também possível que o motor movido a combustão utilize gasolina, diesel ou etanol. Alguns modelos híbridos até vem com o motor flex, o que dá ainda mais versatilidade.
O que muitos não sabem é que carros híbridos não são de agora, um dos primeiros carros a ter um sistema semelhante, foi produzido no século XIX, sendo o Armstrong Phaethon, um carro totalmente exclusivo para um cliente específico.
Porém, os carros híbridos começaram a surgir como um produto depois que o Toyota Prius foi lançado no Japão no ano de 1997.
A partir de então, este novo tipo de carro começou a ser produzido e comercializado em massa, além de ser distribuído no mundo.
Logo os híbridos podem ser considerados um meio termo, entre o carro a combustão e um carro 100% elétrico. Além disso, ele é mais sustentável, não tanto quanto um elétrico, porém mais do que o carro a combustão.
Com a crescente de modelos disponíveis no mercado e com os modelos que irão surgir no próximo ano, devemos ficar de olho nesse novo tipo de carro.
Assim, vamos ver como eles funcionam, para tirar todas as suas dúvidas sobre os híbridos.
Alguns exemplos de modelos de carros híbridos
Toyota Prius
Vendido no Brasil desde 2017, esse é o híbrido mais popular do mundo. Tem câmbio automático e possui quatro tipos de condução, o que ajuda na economia do motor elétrico.
Saiba mais sobre este modelo no nosso site e compare preços.
Volvo XC40
Esta é mais uma opção de híbridos. No Brasil desde 2018, este é um modelo poderoso, que pode passar de 200 km/h e seu preço fica em torno de R$169 mil.
Lexus UX 250h Dynamic
Este é para quem procura um pouco mais de potência e sofisticação no design. Com motor 2.0, ele possui uma potência de até 181 cavalos e também modos diferenciados de condução.
Como os carros híbridos funcionam?
Assim como foi dito no começo, os híbridos utilizam de dois motores. Porém, os diferentes modelos e marcas se utilizam dessa dinâmica de uma forma diferente.
Existe o híbrido misto, híbrido em série, híbrido paralelo e o mais novo híbrido plug-in. Mas não se preocupe, vamos ver cada um deles com mais detalhes.
Híbrido Misto
Este tipo de híbrido usa de uma central eletrônica que, a todo momento, decide qual o melhor motor para se trabalhar naquele exato período.
Assim, esse tipo de híbrido muda de um motor para o outro, onde eles trabalham de forma separada ou conjunta, dependendo da construção do carro.
Se o carro não precisar de muita aceleração, o motor utilizado será o elétrico, agora se o caminho a frente pede mais do veículo, o motor a combustão é acionado.
Sendo assim, o híbrido misto consegue muito bem economizar energia e combustível, pois cada um dos dois é utilizado em momentos específicos, não forçando demais.
Híbrido em série
Neste tipo de híbrido, o motor elétrico é o líder da operação, ou seja, é ele que faz o carro se movimentar.
Já o papel do motor a combustão aqui é apenas de servir como uma espécie de bateria, recarregando o motor elétrico, toda vez que a energia estiver acabando.
Híbrido paralelo
Já os híbridos paralelos usam os dois motores ao mesmo tempo. Aqui, cada um dos motores fica responsável por um dos dois eixos do carro. É comum que o elétrico mova o eixo frontal e o motor à combustão o eixo traseiro.
Sendo assim, no híbrido paralelo nenhum dos dois para de funcionar em momento algum.
Híbridos plug-in
Esse tipo de híbrido, na verdade, ainda é muito novo e um pouco raro. Os motores elétricos, em carros híbridos, geralmente são recarregados pela frenagem do carro, que se utiliza do sistema para devolver mais energia ao motor. No caso do híbrido em série, como vimos, o motor elétrico é recarregado pelo motor a combustão.
Em nenhum deles o motor elétrico é recarregado de forma independente, como vemos em carros totalmente elétricos. Porém, isso está mudando, com a chegada dos híbridos plug-in.
Com eles, há a possibilidade do veículo ser recarregado como um carro elétrico padrão, através do plug-in, sendo em postos de abastecimento ou em casa.
Uma vantagem que acaba economizando ainda mais combustível.
Para quem serve um carro híbrido?
Bom como vimos o híbrido é um meio termo entre o motor totalmente a combustão e o motor totalmente elétrico.
Sua dinâmica é totalmente diferente dos dois, mas pode servir para aqueles que querem transitar para um carro elétrico, porém não sabem se conseguiriam se acostumar.
Sendo assim, os carros híbridos são uma ótima opção para quem quer ir se acostumando com uma dinâmica diferente, aos poucos, sem fazer uma mudança muito brusca.
Além disso, os híbridos são uma excelente pedida para quem quer economizar no combustível e na energia do carro. Afinal, todas as dinâmicas não exigem muito dos dois.
Um porém é que tais tipos de carros não costumam ser muito potentes. Se é potência que você procura, talvez os híbridos não sejam uma boa opção.
Aqui no Brasil os híbridos, assim como os elétricos, ainda são muito tímidos no mercado, podendo até mesmo afastar muitos consumidores por causa do preço.
Porém, as montadoras em geral estão vendo uma oportunidade neste mercado e estão investindo em novos modelos, que surgirão nos próximos anos.
Assim, os híbridos são uma opção interessante e um passo para o futuro.
Quer saber quais os 5 melhores carros híbridos no Brasil? Acesse o texto clicando aqui.