Engana-se quem pensa que esse acessório é só para proteger o painel e interior do carro. Na verdade, ele mantém a cabine menos aquecida, trazendo segurança e conforto. Por isso, é bacana falar sobre tapa-sol automotivo. Abaixo, confira 5 estilos que vão do básico aos mais inusitados.
De modo semelhante, aqui no blog também já falamos sobre 5 acessórios e gadgets bacanas para usar no seu automóvel. Falamos sobre as capas de volantes e suas vantagens, para você entender melhor. E até sobre tapetes para o seu veículo: quais os tipos e como escolher, afinal? Confira!
1. Tapa-sol frontal padrão
Tecnicamente falando, o vidro do para-brisa é feito para filtrar apenas 70% da radiação UV-A, o que é baixo. E, ao todo, 99% da radiação UV-B, o que não é nada mal. Mas mesmo assim a cabine do carro esquenta muito quando paramos em vagas não cobertas.
Aí é que entram em cena os tapa-sóis, sendo o frontal o modelo padrão, mais utilizado no Brasil. O seu uso é extremamente facilitado, sendo simples de colocar e bem fácil de tirar. A superfície externa quase sempre é reflexiva, o que também diminui o impacto do sol dentro do carro.
A fixação costuma ser por meio de ventosas, à base de sucção. Mas também há opções com velcro, que exigem que você cole a contraparte no vidro. Outras são de ganchos, presas no retrovisor interno, por exemplo. Por fim, há também as eletrostáticas, que fixam como se fossem ímãs no ferro.
2. Tapa-sol lateral para crianças
Esses modelos costumam ser de fixação por ventosa, com opções retráteis, que você recolhe verticalmente, quando não vai usar. Como no caso da foto acima, à esquerda. Mas também há os fixados no topo do vidro ou da porta (à direita). Entre outros.
O item é fundamental e pode fazer toda diferença. Afinal, deixar as crianças expostas ao sol durante longos percursos implica não apenas transtorno e estresse. Mas também riscos para a saúde, em termos de desidratação e até de insolação.
3. Tapa-sol retrátil de correr horizontalmente
Esses modelos também comportam diversos tipos de fixação. Mas ela sempre ocorre na lateral do para-brisa, geralmente da direita para a esquerda. Ou seja, do lado do passageiro para o do motorista, como na foto acima.
O estilo também é chamado de “tapa-sol cortina sanfonada”. Sendo que o que o define mesmo é o fato de sempre ser armado na horizontal. Até para poder cobrir o para-brisa inteiro do carro, de uma ponta até a outra.
4. Tapa-sol tipo guarda-chuva interno
Esse já é, convenhamos, bem mais inusitado do que qualquer um dos que vimos acima, não é mesmo? Trata-se, literalmente, de um guarda-chuva, só que armado ele tem um formato retangular, nas dimensões padrões de um para-brisa comum.
Na foto acima é possível notar que até você armar o produto, ele realmente passa despercebido, como se fosse apenas um guarda-chuva convencional. Após armá-lo dentro do carro, a extremidade superior é fixada com gancho ou corda no retrovisor central. É um procedimento bem simples.
5. Bônus: guarda-chuva externo para carro
Por fim, falando em modelo inusitado, aqui temos algo que beira o excêntrico, não é verdade? O modelo é mais comum em países norteamericanos e asiáticos, sendo bem fácil de encontrar em marketplaces como Amazon e Aliexpress.
Há opções de armação eletrônica automática, como visto na foto acima, mas o mais comum é armar manualmente mesmo. Para ele não sair voando sozinho, é preciso fixar algumas fitas internas nos para-lamas, retrovisores e maçanetas do veículo.
O estilo também é chamado de tenda automotiva móvel. Ou, como se não bastasse, também há quem chame o modelo de “garagem portátil”. Eficiente ou não, certamente fica o medo de o item acabar sendo extraviado.