Muita gente ainda não entende como exatamente funciona essa nomenclatura e essa função do propulsor automotivo. Ou mesmo, confundem com o torque e com “hp”. Por isso, decidimos falar sobre os cavalos do motor do carro: o que são afinal? Abaixo você entende isso e a origem dessa unidade de medida.
Vale lembrar que, de modo semelhante, por aqui já falamos sobre motor aspirado x turbinado: quais as diferenças, afinal? Sobre as diferenças entre motor dianteiro, motor central e motor traseiro. E até sobre 5 casos emblemáticos, aqui no Brasil, em que vimos motores duma marca em carros de outra. Não perca!
Cavalos do motor do carro: origem e significado
Mesmo sem ler a ficha técnica ou o manual de um carro, a maioria das pessoas sabe que existe uma unidade de medida no motor que se chama “cavalo”. A sigla é CV, para cavalo-vapor, o que remete literalmente à potência do propulsor.
Pode parecer um termo engraçado a princípio, mas ele surgiu como uma referência a algo literal. No caso, em relação à força de tração dos cavalos, que até o século XVIII eram responsáveis pela tração nas minas de carvão. Eles trabalhavam em esteiras, andando em círculos.
No entanto, o termo não pulará daí direto para a indústria automotiva. Antes, ele passa para as máquinas a vapor, que assim que surgiram começaram a aplicar a referências da tração animal dos cavalos. É daí que vem, literalmente, o termo composto “cavalo-vapor”.
Aliás, alguns veem a abreviação “cv” e pensam que ela significa apenas “cavalo”, ignorando o composto “vapor”. Enfim, depois disso, com o surgimento dos motores a combustão, o termo migrou das máquinas a vapor para os automóveis.
Cavalos do motor do carro: desfazendo confusões
Podemos explicar de modo ainda mais claro e direto o termo cavalo-vapor. Na prática, vamos falar de um motor com 80 cv de potência, que é mediano, em termos populares. Pois bem, ele desloca até 20 toneladas, em velocidade de 30 cm por segundo.
Ou seja, estamos falando de uma energia de deslocamento por peso embarcado. Essa força é que está indicada no termo cavalo-vapor. O mais comum é confundirem isso com o torque do carro, medido em quilograma-força-metro (kgfm). Na verdade, o kgfm é medido por um item chamado dinamômetro.
O que ele mede são as rotações por minuto. Os itens implicados aí também são outros. Por exemplo, os pistões, as válvulas, as câmaras de combustão e afins. O torque também não considera o tempo, ao contrário do cv que vimos acima, de 30 cm por “segundo”.
Dito de outro modo, os cavalos do motor equivalem à quantidade de força e de trabalho do propulsor num tempo específico. Tal como era com a tração animal nas minas de carvão, lembra-se? Ao passo em que o torque vai pelo caminho da medida de uma força já aplicada.
Por fim, outra confusão comum é em relação ao termo hp (horse-power), que equivale a “cavalo de força”. Mas essa unidade de medida não é idêntica à do cavalo-vapor. Na prática, 1 cv é igual a 735,5 watts. E 1 hp igual a 745,7 watts. Ou seja, são bem próximas, mas não idênticas.