Longe de ter o mesmo alarde do irmão Gol, o Voyage vem saindo de cena do mercado brasileiro. A Volkswagen já tirou o sedã compacto de seu site e os estoques na fábrica já foram esgotados.
Agora, as unidades restantes estão nos pátios das concessionárias, segundo informações do portal Motor1. E esses estoques não devem durar muito. Isso porque o Voyage é bom de loja, mas entre os frotistas.
Veja ofertas de Volkswagen Voyage certificados na Karvi!
Em janeiro, o Voyage emplacou 2.004 unidades, ficando atrás somente do Chevrolet Onix Plus e do Fiat Cronos entre os sedãs compactos. No entanto, 1.999 delas foram para vendas diretas, apenas 3 foram vendidas no varejo. A produção foi encerrada em dezembro, junto com o Gol.
Virtus
Com o fim definitivo do Voyage, o sedã mais barato da marca é o Virtus 170 TSI, com motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de um belo salto em relação ao antigo modelo, já que o Virtus é bem mais moderno, seguro e espaçoso, além de potente.
Os últimos Voyage foram vendidos somente com motor 1.0 de 3 cilindros com 80 cv, única opção desde o fim das versões 1.6 em 2021.
Apesar de toda a festa feita em torno do Gol Last Edition, ainda há também unidades “normais” do Gol pelas concessionárias do País. Mas quem quiser um também precisará correr, já que o “Golzinho” também é bom de loja, e os estoques também já estão no fim.
Saveiro
Da família, a única que vai se manter em linha é a picape Saveiro, que ganhará uma ampla reforma para encarar uma sobrevida por mais alguns anos. Isso porque a Volkswagen resolveu engavetar o projeto da picape de porte intermediário que concorreria com a Fiat Toro – e agora a nova Chevrolet Montana.
Até então, a Saveiro vem usando os motores 1.6 de 8v e 16v, este último apenas na versão Cross. Ainda não é certo se eles continuarão sendo usados, já que podem não estar em conformidade com as leis antipoluição Proconve L7.
A maior rival, Fiat Strada, deverá receber o motor 1.0 turbo do Pulse ainda em 2023. Resta saber se a engenharia da VW fará o mesmo com seu 1.0 turbo na Saveiro, que teria excelentes resultados.
A picape também vai precisar ficar mais segura e oferecer itens como ESP em todas as versões (atualmente só a de topo Cross tem o sistema), e mais airbags além dos frontais.