Mesmo quem não tem muito conhecimento sobre o mundo automotivo, já ouviu falar na potência e no torque do motor do carro. O próprio manual do veículo traz esses dados nas especificações técnicas. Contudo, muita gente ainda confunde. Afinal, qual a diferença entre o torque e a potência? Entenda de uma vez por todas!
Vale lembrar que por aqui também já falamos sobre os cavalos do motor: o que são eles, afinal, e como operam na prática? Falamos das diferenças entre motor aspirado e motor turbinado. E até sobre o conversor de torque do carro, que também é outra tecnologia popular e, no entanto, pouco compreendida na prática. Não perca!
Torque x potência: as definições técnicas
De modo muito direto, podemos dizer que a potência é que faz o carro ganhar velocidade. Sendo sua medida a de cv, ou seja, os famosos cavalos (na verdade, cavalo-vapor). E torque é o que faz o carro ter ou ganhar força, sendo sua medida a de kmfm (quilograma por força metro).
Por isso mesmo, carros de passeio se importam mais com a potência. E caminhões, ônibus e afins com o torque. Em termos mais detalhados, a potência remete a um determinado tempo de trabalho. Daí que seja importante a métrica de rpm (rotações por minuto).
Nesse sentido, a potência remete a um conjunto, ligada sobretudo à velocidade e ao tempo. O termo cavalo-vapor é porque sua origem é de quando os cavalos eram usados, literalmente, pela força de tração animal. E o que importava ali era mesmo a rapidez com que levavam grandes pesos.
O torque, em termos mais detidos, é uma força que depende de movimento pré- existente, por assim dizer. E o que ela faz é potencializar esse movimento inicial. Mais ou menos como o torque de uma chave de mão, usado para apertar um parafuso. Daí, inclusive, que sua medida seja dada em quilogramas.
Torque x potência: os exemplos práticos
Para deixar ainda mais claro, podemos dar alguns exemplos práticos de como a diferença se dá. A potência fica clara quando falamos mais sobre rpm, inclusive trazendo junto o papel da caixa de transmissão. Seja uma caixa automática ou não, tanto faz. Na prática, imagine um carro vazio, só com o motorista, enfrentando uma subida.
Em marchas altas ele consegue atingir boa velocidade de deslocamento. Porém, se o carro estiver lotado com passageiros e malas, a situação mudará totalmente de figura. Pois bem, ao reduzir as marchas o que você faz é aumentar as rotações por minuto, pedindo ajuda para a potência do motor.
Já o exemplo claro do aumento de torque nós vemos muito bem no universo dos carros turbinados. No caso, o que o sistema turbocompressor faz é contar com mais gases para gerar força. Basicamente, ele transforma os gases do escape e até o ar atmosférico em pressão, o que se torna fonte de energia.
É daí que vêm as arrancadas e os roncos maiores dos turbinados. Por fim, a especificação do motor indica tudo isso. Por exemplo: você compra um carro com propulsor que faz 120 cavalos de potência, a 5500 rpm, gerando 20 kgfm em termos de torque. Eis a origem desses termos fundamentais.