É verdade que muita gente não presta atenção em diversos acessórios do carro, a não ser quando algo dá errado ou traz problemas. O que vamos descrever agora, no entanto, é literalmente a entrada para o seu veículo. Logo abaixo, veja as 5 maçanetas que marcaram o mundo automotivo. Imperdível!
De modo bem parecido, por aqui também já falamos sobre os volantes mais icônicos, que fizeram história no universo automobilístico: veja 5 deles! Sobre o volante multifuncional: entenda melhor a história desse dispositivo. E até sobre o tapa-sol automotivo: veja 5 estilos do básico aos mais inusitados.
1. Maçaneta alavanca (Fiat Uno)
Aqui estamos diante de um clássico que é paixão nacional. Lembrando que antes do Fiat Uno o Fiat Panda já tinha essa maçaneta, lá na Itália. Aliás, foi ele que inspirou o nosso Uno, originalmente falando.
Além disso, a maçaneta só está presente nos modelos de duas portas. Também vale lembrar que outros carros chegaram a usar o mesmo estilo de maçaneta alavanca. Como o Peugeot 105. E o Citroen AX.
2. Maçaneta alça (Gol G4)
Esta é, provavelmente, a mais popular e a mais prática de todas as maçanetas automotivas. O mecanismo é extremamente simples e intuitivo. Basta segurar a maçaneta como quem segura a alça de uma bolsa, e depois puxar.
Geralmente é a parte esquerda que revela sua alavanca, abrindo a porta. Há modelos simples, como o Volkswagen Gol G4 da foto acima. Mas também há modelos com mimos, como o Volkswagen Jetta antigo, que tinha um relevo para o dedão.
3. Maçaneta vertical (Peugeot 206 SW)
Aqui temos um duplo diferencial. O primeiro é o fato de que as maçanetas da frente são um misto entre a de alavanca e a de alça. Isso porque elas são internas em relação ao nível da porta, ao mesmo tempo em que abrem como se fossem de alça.
O outro diferencial é que as maçanetas traseiras ficam na vertical, em vez de ficarem na horizontal. Ou seja, elas saíram do nível da lataria da porta, e foram para as molduras. Depois do Peugeot 206 SW, veremos o mesmo em modelos da Chevrolet, como o Sonic Hatch e o Spark.
4. Maçaneta rebaixada (Mercedes-Benz SLS AMG)
Esse tipo é rebaixado em dois sentidos. Primeiro, no sentido de relevo em relação ao nível da superfície da porta. Tal como o Fiat Uno, é verdade, mas por motivos obviamente maiores. Trata-se de design aerodinâmico para não gerar resistência do vento e perda de potência.
O segundo sentido é que a maçaneta é rebaixada por ficar perto da soleira da Mercedes-Benz SLS AMG. Após acioná-la, as famosas portas asas de gaivota se armam, deixando o carro na forma imponente que vemos na foto acima, à direita.
5. Maçaneta embutida (Aston Martin e Tesla)
Por fim, as maçanetas embutidas ou retráteis. No modelo que vemos acima, tivemos a origem desse tipo de tecnologia, com o Aston Martin Rapide. Para abrir a porta, é preciso apertar uma extremidade, então a outra se afastava um pouco, tornando-se uma alavanca acessível.
O motivo é o mesmo citado acima, no caso da Mercedes-Benz, que se trata de evitar o arrasto aerodinâmico. Mais recentemente, porém, alguns carros elétricos, como o BYD Han, têm maçaneta retraída que se expande para fora por meio de controle remoto ou chave por presença.
Nesses casos, não é preciso fazer nada além de se aproximar e dar o comando de que você quer entrar no carro. Do mesmo modo, também já há veículos, como o Mustang SUV elétrico, que nem tem maçaneta, e sim um pequeno botão que a substitui.
Sem falar na Tesla, que inovou esse segmento em vários sentidos nos últimos anos. Alguns modelos contam com maçanetas embutidas, que você empurra em vez de puxar. Outros também já contam com liberação por meio de reconhecimento da presença do motorista.