A Volkswagen mexicana mudou totalmente sua estratégia em relação ao T-Cross vendido por lá. O modelo foi importado aqui do Brasil por 3 anos até 2022, quando passou a ser importado da Índia. Agora, para a linha 2023, o SUV trocou até de nome, e passou a se chamar Taigun, como no mercado indiano.
Por fora, o modelo é diferente do T-Cross brasileiro, e lembra bastante o Tiguan que deixou de ser vendido por aqui em 2021, anterior ao modelo reestilizado que já está à venda na Europa.
Os para-choques também são próprios, tanto na frente quanto atrás. Na tampa traseira, aliás, o modelo indiano tem um LED que une as duas lanternas, elemento que até então não equipa o T-Cross brasileiro. A VW prepara a primeira mexida mais importante no SUV para a linha 2024, talvez agora o modelo ganhe o LED inteiriço na traseira.
Embora o Taigun indiano tenha uma plataforma própria, também baseada na MQB, mas com algumas diferenças em relação à usada pelo T-Cross brasileiro, ambos têm as mesmas medidas. São 2,65 m de entre-eixos e 4,20 m de comprimento total. O T-Cross chinês também é “espichado”.
Isso em relação ao T-Cross europeu, que é bem mais compacto, tendo apenas 2,56 m de entre-eixos e 4,11 m de comprimento. A diferença ocorre porque o modelo europeu têm o entre-eixos do Polo, enquanto os demais trazem a medida do Virtus, mais comprida.
A Volkswagen mexicana deverá voltar a importar o T-Cross do Brasil em 2024, mas em versões para frotistas, equipadas com o motor 1.6 de 120 cv, configuração nunca oferecida por aqui.