A Stellantis afirmou que não irá fechar a fábrica da Peugeot-Citroën de Porto Real (RJ), contrariando boatos que circulam em algumas redes sociais. As notícias falsas davam conta de que a empresa iria fechar a fábrica e transferir a produção do Citroën C3 para a fábrica da Fiat em Betim (MG).
Isso não só é “fake news” como a Stellantis, controladora das marcas, está ampliando a fábrica de Porto Real (RJ) para iniciar a produção de dois modelos inteiramente novos no mercado brasileiro. O primeiro deles será um SUV, provavelmente chamado de C3 Aircross, com versões de 5 e 7 lugares, previsto para ser lançado ainda em 2023.
O segundo modelo deve ser um sedã compacto, segundo o portal Motor1. Todos, incluindo o C3 já em produção, são parte do projeto C-Cubed, desenvolvidos em parceria com o braço indiano da Citroën.
De Porto Real (RJ) sai ainda o C4 Cactus e o Peugeot 2008 de primeira geração. O 2008 deverá continuar à venda mesmo depois da chegada do novo modelo, como opção mais barata ao segmento de SUVs e para frotistas.
A Citroën brasileira até esteve num período duvidoso por aqui, antes da formação da Stellantis, com uma linha defasada e vendas em baixa. Mas ao que tudo indica, as expectativas mudaram totalmente com os novos projetos e investimentos.
O fechamento da fábrica do interior fluminense não é a única “fake news” que circula sobre o grupo Stellantis. Até mesmo um “comunicado” informando sobre uma possível saída da Jeep do Brasil, com o fechamento da fábrica de Goiana (PE) também já foi especulado.
No entanto, também tratam-se de informações falsas. A Jeep mal consegue acompanhar a demanda por seus SUVs, principalmente o Compass, que fechou janeiro como 10° veículo mais vendido do Brasil, a despeito de sua versão mais barata custar mais de R$ 140 mil.
A própria marca precisou suspender os pedidos pela variante mais simples para focar nas com maior demanda, a fim de diminuir o tempo de espera dos clientes.