A Ford anunciou que vai mostrar no próximo dia 21 de março seu primeiro crossover elétrico feito em parceria com a Volkswagen. O novo carro usa a plataforma MEB, desenvolvida pela gigante alemã especialmente para modelos elétricos e terá as mesmas espeficiações do ID.4, já em produção.
No entanto, os modelos de Ford e Volkswagen serão bem diferentes entre si, a despeito de usarem a mesma plataforma. O Ford será produzido em Colônia, na Alemanha, e por enquanto é chamado apenas de “crossover médio elétrico”.
O diretor de design da Ford Europa mostrou um pequeno preview do modelo em seu perfil no Twitter.
With our brand-new EV being revealed next month, it’s now time we start getting excited.
— Martin Sander (@MSander22) February 23, 2023
Here’s @amko_leenarts showing us that you can expect rebellious, uncompromising, SUV heritage reimagined for the #EV era.
Join us on March 21st! #ExploringReinvented #ElectricVehicle pic.twitter.com/LulZXIFJSG
O crossover da Ford já foi flagrado em testes sob camuflagem, mostrando um perfil bem diferente das linhas curvas do ID.4. O modelo da Ford é mais “quadradão”, com um apelo mais utilitário.
A Ford ainda não revelou nenhuma especificação técnica, mas também deverá compartilhar os motores elétricos com a VW. No ID.4, há opções de um ou dois motores com até 300 cv e cerca de 48 kgfm entregues às quatro rodas.
O modelo ficará entre o novo Puma elétrico e o Mach-E. O Puma começará a ser produzido em 2024 na Romênia. Os lançamentos fazem parte do plano da marca de eletrificar toda sua linha europeia até 2030.
Depois do fim do Fiesta, o único carro de passeio da Ford ainda à venda na Europa é o Focus, que deve sair de linha em 2025. O Mondeo foi descontinuado em 2021. A gasolina e diesel há o próprio SUV Puma, cujas versões a combustão irão até o fim da década.