Muita gente pensa que apenas a altura, a largura e o comprimento do veículo determinam sua engenharia geral. Na verdade, o espaço interno, o conforto e vários outros fatores dependem também da distância entre-eixos do carro. Por isso mesmo, logo abaixo você entende o que ela é e por que importa tanto!
De modo muito parecido, por aqui também já falamos sobre como a distribuição de peso atua no seu carro, o que ajuda a evitar surpresas. Falamos sobre o centro de gravidade do veículo: o que ele é e por que importa tanto? E até mesmo sobre a tração 4×4 e a integral: quais as diferenças entre esses sistemas?
Distância entre-eixos do carro: conforto e espaço interno
Alguns confundem a distância “entre eixos” com a medida existente entre uma e outra roda do carro. Na verdade, essa é a bitola. A medida que estamos mostrando aqui é a que se dá entre o eixo dianteiro e o traseiro. O ponto referencial de medida é o centro de cada um deles.
Um exemplo bem grande é o da picape Ford F-150, que marca 4 metros entre o centro do eixo da frente e o de trás. Já um subcompacto como o Fiat Mobi tem apenas 2,3 metros. Como dito antes, algumas pessoas tendem a pensar que essa medida não importa. E focar apenas em altura, largura e comprimento.
Mas não é verdade, pois a distância entre os eixos determina diversos fatores estruturais na engenharia do carro. Para começar, até o conforto e o espaço interno. Conforto porque, além de mais espaço geral, os entre eixos longos contam com bons sistemas de amortecimento.
Afinal, para dar conta de um projeto maior é preciso pensar nisso, o que tende a aumentar o efeito das molas, suspensões e afins. No caso do espaço interno, se a engenharia for bem aproveitada, haverá muito mais espaço tanto para cargas quanto para os ocupantes. Ou seja, do condutor aos passageiros.
Distância entre-eixos do carro: dimensão e dirigibilidade
Falando em espaço interno para bagagens, podemos dar outro exemplo ainda mais ilustrativo. Trata-se das dimensões em termos de capacidade de cargas, algo cada vez mais requisitado pelo grande público. O que comprova isso é a busca crescente por modelos SUVs.
O interessante é justamente o fato de que em termos de plataforma a carroceria SUV costuma ser bem parecida com sedãs e hatches. Portanto, qual a diferença, que acabará promovendo mais espaço? É justamente o alongamento da distância entre os eixos. O mesmo vale para peruas e minivans.
Por fim, temos a questão da dirigibilidade. Poucos imaginam, mas uma distância entre eixos maior aumenta consideravelmente a estabilidade e a “manobrabilidade” do carro. Ou seja, sua capacidade de fazer manobras e responder aos comandos do condutor de modo estável e eficiente.
É como no caso de uma mesa, cuja sustentação será maior quanto mais os pés estiverem nas extremidades, não é mesmo? Com o carro é igual, além de permitir que ele faça melhor a baliza nas vagas, entrando e saindo no dia a dia. E que faça melhor as curvas, tanto as abertas quanto as mais fechadas ou sinuosas.